Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Democracia e Memória” anuncia novos integrantes

Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Democracia e Memória” anuncia novos integrantes

por Lívia Uchoa - publicado 26/08/2024 16:53 - última modificação 26/08/2024 16:53

Jamil Chade, Jacqueline Pitanguy, Belisário dos Santos Junior e Amelinha Teles são os novos pesquisadores convidados do grupo.

Jamil Chade, Jacqueline Pitanguy, Belisário dos Santos Junior e Amelinha Teles são os novos pesquisadores convidados do Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Democracia e Memória” do IEA.

Eleito um dos 40 jornalistas mais admirados do Brasil e melhor correspondente brasileiro no exterior em duas ocasiões, Chade é conhecido por suas reportagens sobre a fome, a questão dos refugiados, bastidores do esporte mundial e entrevistas com membros de governos acusados de crimes de guerra. É colunista do UOL, faz parte de uma rede de especialistas no combate à corrupção organizada pela Transparência Internacional, além de contribuir regularmente com veículos internacionais.

Jacqueline é socióloga, cientista política e coordenadora executiva da ONG Cepia - Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação. A nova colaboradora do grupo também integra o Conselho Diretor da organização Women's Learning Partnership (WLP) do Diálogo Inter Americano e do Conselho Editorial da revista Health and Human Rights da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

O advogado Santos Jr. é especialista em Direito Administrativo pela PUC-SP e em Legislação Penal Especial pela USP. Autor do Plano Estadual de Direitos Humanos, foi Secretário da Justiça, da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e presidente do conselho curador da Fundação Padre Anchieta. Atualmente ele integra a Comissão de Direitos Humanos Paulo Evaristo Arns, preside a Comissão de Direitos Humanos do IASP e é membro do comitê executivo (ExCo) da Comissão Internacional de Juristas em Genebra, na Suíça.

Conhecida pela militância política com foco no movimento feminista e a busca pelos desaparecidos políticos, Amelinha foi assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo - Rubens Paiva e da Comissão da Memória e da Verdade da Prefeitura de São Paulo (CMV). Atualmente ela coordena a União de Mulheres de São Paulo e do Programa de Promotoras Legais Populares.

O Grupo “Direitos Humanos, Democracia e Memória" foi criado em 2016 por pesquisadores de diferentes áreas e redes, com objetivo de dar continuidade a parte das atividades desenvolvidas pela Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que funcionou no IEA até 2014. Além dos pesquisadores, fazem parte do grupo convidadas e convidados especiais, com “inegável e inestimável colaboração na luta pelos direitos humanos no Brasil”, segundo o coordenador Paulo Cesar Endo. Os integrantes desenvolvem atividades interdisciplinares e pesquisas sobre direitos humanos, democracia, memória social e política.