Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo de pesquisa do Polo São Carlos inicia Ciclo Arte Ciência Tecnologia dia 15 de maio

por Mauro Bellesa - publicado 08/05/2024 13:55 - última modificação 09/05/2024 12:19

Labart e Mact-UFSM: Compartilhando Atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação é o tema do seminário inaugural do Ciclo Arte Ciência Tecnologia, no dia 15 de maio, às 19h, no Auditório do Centro Cultural USP São Carlos, com palestras de Nara Cristina Santos e Fernando Franco Codevilla, professores da UFSM.

"Labart e Mact-UFSM: Compartilhando Atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação" é o tema do seminário inaugural do Ciclo Arte Ciência Tecnologia, no dia 15 de maio, às 19h, no Auditório do Centro Cultural USP São Carlos, com palestras de Nara Cristina Santos e Fernando Franco Codevilla, professores do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes e Letras da UFSM.

Com seis seminários a serem realizado de maio a novembro, o ciclo é uma realização do Grupo de Pesquisa Arte Ciência Tecnologia, criado em 2023 no Polo São Carlos do IEA, com o objetivo de reunir pesquisadores e artistas para a reflexão sobre trânsitos conceituais e práticas interdisciplinares nas três áreas de conhecimento, a partir de temas emergentes na atualidade. Para se inscrever, é preciso preencher formulário online. As vagas são limitadas.

Para a parte inicial de suas atividades públicas, o grupo de pesquisa escolheu três temas estratégicos: informação, meio ambiente e infraestrura. A ideia é explorar, a partir deles, as possiblidades de vislumbre e experimentação de intercruzamentos, articulações, reflexões e novos processos formativos.

O Auditório do Centro Cultural fica na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1.465, Centro, São Carlos, SP. Serão fornecidos certificados de presença aos participantes com 75% de frequência no ciclo.

Palestrantes

Nara Cristina Santos é professor titular do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Artes Visuais da UFSM. Obteve o titulo de doutora em artes visuais pela UFRG com doutorado sanduíche na Universidade Paris 8, França, e pós-doutorado na UFRJ. É pesquisadora em história, teoria, crítica e curadoria da arte contemporânea, com ênfase transdisciplinar em arte, ciência e tecnologia. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia do CNPq e o Labart, além de coordenar a área de artes do Mact.

Fernando Franco Codevilla é professor adjunto no Programa de Pós-graduação e na Graduação em Artes Visuais da UFSM. Doutor em artes pela Unesp com bolsa Capes PrInt no Instituto Politécnico do Porto, Portugal, atua na intersecção em arte, ciência e tecnologia. Pesquisa e produz no campo das artes em vídeo, sonora e quântica.