Seminário analisa as transformações no jornalismo brasileiro na última década
As transformações na cobertura jornalística brasileira nos últimos 10 anos serão analisadas em encontro no IEA no dia 22 de agosto, às 14h, com a participação de pesquisadores e profissionais de vários veículos digitais e impressos.
O ponto de partida para as discussões do seminário O Jornalismo Brasileiro na Última Década: Crise, Diversidade e Inovação são as manifestações das jornadas de junho de 2013.
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do IEA e pelo Observatório da Imprensa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), com apoio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp e da Editora Casa da Árvore. Não é preciso se inscrever para participar presencialmente, na Sala Alfredo Bosi, ou para acompanhar a transmissão ao vivo pela internet.
Mudanças
Os organizadores do seminário ressalvam que não há consenso sobre a influência dos protestos de 2013 na atividade jornalística e seu papel na sociedade, "apesar das alterações marcantes na última década, entre as quais a violência contra profissionais, a descredibilização da imprensa e a ascensão de veículos de extrema direita".
Por outro lado, "em parte devido à crise mercadológica e ideológica do setor, novos veículos e projetos independentes têm trazido uma diversidade de atores, temas e olhares que refletem na melhor compreensão sobre a diversidade do público, com melhores efeitos sobre a produção dos conteúdos", afirmam os pesquisadores.
Para eles, o momento é de entender os modos de produção da atividade capazes de ajudar na recuperação da credibilidade e atratividade do jornalismo.
O encontro terá duas mesas. Diversidade no Jornalismo será a primeira, com exposições de Erisvan Guajajara (Mídia Índia), Antonio Junião (Ponte Jornalismo), Sanara Santos (É Nóis) e Ciça Cordeiro (Talento Incluir) e moderação de Paulo Talarico (Projor e Agência Mural).
Em seguida, haverá a mesa Jornadas de 2013 e seus Efeitos no Jornalismo Brasileiro, com os expositores Natália Viana (Agência Pública), Tiago Queiroz (O Estado de S.Paulo), Daniel Bramatti (O Estado de S.Paulo) e Carlos Castilho (Observatório da Imprensa) e moderação de Eugênio Bucci (IEA, ECA-USP e Projor).