Institut des Amériques concederá bolsas de doutorado em 5 polos, um deles no IEA
O Institut des Amériques (IdA), que mantém convênio com o IEA, receberá inscrições para cinco bolsas de doutorado “fléché” até as 18h de 2 de março, horário de Paris. A inscrição deve ser enviada para idaappels@gmail.com. As bolsas são destinadas para estudos em ciências humanas e sociais, áreas abrangidas pelo instituto. O programa de doutorado propõe o intercâmbio e cooperação entre instituições de pesquisa francesas e americanas conveniadas pelo IdA.
A chamada é voltada para os contratos de doutorado do período de 2021 a 2024 e pode ser aplicada para um dos seguintes polos do IdA:
-
IEA-USP
-
Universidade de Chicago
-
Universidade Georgetown
-
Universidade da Costa Rica
-
Universidade Nacional da Colômbia
Para participar, é preciso preencher o formulário de seleção e enviar juntamente a uma carta de aceite, escrita por um professor da instituição desejada com o aceite de orientação do discente. Os pré-candidatos devem ter defendido sua tese de mestrado até junho de 2021.
Na seleção, capacidade de adaptação, organização e de trabalhar de forma independente são habilidades desejadas. Outros requisitos necessários são o domínio da língua do país de destino e um bom conhecimento do sistema do ensino superior francês. O conhecimento de uma segunda língua das Américas será uma vantagem.
Se aprovado, o candidato será designado para um laboratório na França e assumirá a coordenação do polo internacional do IdA para o qual for selecionado, podendo ficar até 8 meses no cargo. Assim, os doutorandos deverão dedicar parte de seu tempo às atividades científicas e de parceria do polo, colaborando com a equipe de relações institucionais da entidade.