Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Jason Davis apresentará projeto sobre história oral, arte e mudanças climáticas

Jason Davis apresentará projeto sobre história oral, arte e mudanças climáticas

por Mauro Bellesa - publicado 16/05/2024 08:55 - última modificação 16/05/2024 10:23

O músico e professor Jason Davis, do Departamento de Humanidades e Artes do Instituto Politécnico de Worcester, EUA, faz a conferência "Qual a Conexão entre História Oral, a Crise Ambiental e Criação Artística?" no dia 20 de maio, às 10h30.

Jason Davis
O músico e professor Jason Davis

Estudiosos e artistas de todo o mundo estão promovendo respostas e ações criativas e inovadoras às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade. Um pesquisador dedicado a esse tipo de abordagem é o músico e professor Jason Davis, do Departamento de Humanidades e Artes do Instituto Politécnico de Worcester, EUA, que iniciou projeto de três meses no Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA, com o patrocínio da Fundação Fulbright.

Nesse trabalho, Davis utiliza a metodologia de história oral para entender melhor as conexões multifacetadas entre os membros de comunidades do Sudeste e a conservação da Mata Atlântica.

No dia 20 de maio, às 10h30, no IEA, Davis fará a conferência "Qual a Conexão entre História Oral, Crise Ambiental e Criação Artística?", em que apresentará seu estudo interdisciplinar sobre mudanças climáticas, história oral ambiental e música.

Além da divulgação do projeto, o evento destina-se também a atrair alunos e pesquisadores interessados em colaborar com a iniciativa. A conferência será aberta ao público (sem necessidade de inscrição) e terá transmissão ao vivo pela internet. Para os interessados em aprender a metodologia, ele ministrará um workshop no dia 22 de maio, às 10h, também no IEA.

Como diretor do Projeto Histórias Climáticas, Davis lidera workshops de narrativas climáticas para escolas e outras organizações. Ele também escreve e apresenta músicas que destacam as vozes gravadas de pessoas de todo o mundo falando sobre suas experiências e respostas pessoais às mudanças climáticas. Ele fará isso em fases posteriores de seu projeto no IEA, quando comporá, gravará e apresentará peças musicais multimídia com trechos das entrevistas que está realizando.

Em relação à importância de trabalhos como o de Davis, o coordenador do Grupo de Estudos Saúde Planetária Brasil, Antonio Mauro Saraiva, afirma que, "para responder efetivamente à crise ambiental global, é necessário mais do que soluções técnicas e políticas: precisamos de novos modos de nos relacionar com o mundo, que nos libertem de padrões de pensamento habituais e formas de vida que dependem da destruição ambiental e social".

Foto: arquivo pessoal de Jason Davis