Lançamentos tratam de bacias hidrográficas e ética socioambiental
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e a Editora Manole, em parceria com outras instituições, lançaram recentemente os livros "Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade" e "Ética Socioambiental".
"Ética Socioambiental", coeditado também pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pela Universidade Positivo, trata de três temas: Perspectiva Teóricas para uma Ética Socioambiental; Não Humanos na Ética Socioambiental; e Território, Equidade e Justiça Ambiental.
São 27 artigos escritos por 42 pesquisadores do Brasil e do exterior. Os editores são os professores Luciano Félix Florit, da Furb, Carlos Alberto Ciose Sampaio, da Universidade Positivo, e Arlindo Philippi Jr., da FSP-USP e do IEA, onde é um dos coordenadores do Programa USP Cidades Globais e de seu ciclo de seminários UrbanSus.
De acordo com os editores, "a obra traz conhecimentos gerados por estudos e pesquisas, provoca reflexões e oferece perspectivas em torno dos valores que norteiam as relações humanas com a natureza e os seres vivos não humanos, no contexto de processos de desenvolvimento que envolvam equidade e justiça ambiental".
O lançamento ocorreu em seminário homônimo no dia 23 de maio. Com 736 páginas e preço de R$ 198,00, o livro pode ser adquirido diretamente no site da Editora Manole.
Bacias hidrográficas
Encontro do ciclo UrbanSus realizado nos dias 22 e 23 de abril marcou o lançamento de "Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade", do qual o IEA e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também são coeditores. que tem o IEA.
Com 38 artigos de 98 autores brasileiros e estrangeiros, a obra é dividida em cinco partes: Marcos da Gestão Integrada de Bacia Hidrográfica; Planejamento e Ordenamento Territorial Integrado; Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais; Atividades Produtivas e Uso Sustentável dos Recursos Naturais; e Gestão Integrada e Governança. Philippi Jr. também é um dos editores, em parceria com Maria do Carmo Sobral, do Departamento de Engenharia Civil da UFPE.
Segundo eles, o livro envolve ciências sociais e humanas em conjunto com outras ciências "no tratamento de questões relacionadas ao uso e ocupação humana e suas pressões sobre o ambiente e a saúde da população, desafiando gestores para soluções viáveis e criativas para a gestão de bacias hidrográficas".
Direcionado a professores, pesquisadores e profissionais com atuação na área, o livro caracteriza-se, afirmam os editores, pela perspectiva inter e transdisciplinar inerente ao entendimento, planejamento e gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, "elementos necessários para o desenvolvimento da sociedade no pressuposto da utilização racional dos múltiplos recursos naturais no contexto da sustentabilidade".
A obra tem 1.136 páginas e custa R$ 269,00 no site da Editora Manole.
Fotos: Editora Manole