Lançado em maio, o livro "Brasil: O Futuro que Queremos" traz propostas de políticas públicas para as principais questões de interesse nacional [veja o sumário abaixo]. As propostas para segurança pública e saúde serão apresentadas por seus autores em encontro homônimo no dia 4 de setembro, às 14h, no IEA.
O advogado criminal Eduardo Muylaert, ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de São Paulo, apresentará suas idéias para a segurança pública; o patologista Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do IEA, tratará de políticas para a saúde. A mediação será do organizador da obra, o historiador Jaime Pinsky, professor da Unicamp e diretor da Editora Contexto, responsável pela publicação do livro.
Os organizadores do evento são o IEA e a Editora Contexto. Para participar é preciso efetuar inscrição prévia. Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever. Haverá venda de exemplares do livro (256 páginas, R$ 49,90) durante o encontro e, após as apresentações, uma sessão de autógrafos.
O conjunto de textos torna o livro um projeto de políticas públicas em diferentes áreas, segundo Pinsky. O objetivo explícito foi "qualificar o debate, avançar na discussão de ideias e reunir um grupo de brasileiros dispostos a sugerir políticas públicas em sua área de especialização e interesse". Nada impede, de acordo com o organizador da obra, que os capítulos inspirem a criação de leis, "seja em uma modesta câmara de vereadores, seja no próprio Congresso Nacional".