Cátedra de Educação Básica lança livro que compila trabalhos dos últimos 5 anos
No dia 1º de agosto, a Cátedra Alfredo Bosi lançou o livro Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos,
em uma mesa-redonda realizada no Centro MariAntonia da USP. A obra foi organizada por Bernardete Gatti, titular da Cátedra, e pelos membros da coordenação Nílson José Machado, Naomar de Almeida Filho, Lino de Macedo e Luís Carlos Menezes, que falaram no evento ao lado dos pesquisadores da Cátedra Tathyana Gouvêa e Marcos Natali. A importância da obra como uma compilação dos trabalhos realizados pela Cátedra desde sua fundação, em 2019, foi destacada pelos presentes. O evento integrou a programação paralela da exposição Alfredo Bosi: Entre a Crítica e a Utopia, que esteve em cartaz até 25 de agosto.
Dividida em 26 artigos produzidos por 51 autores, a obra trabalha temas como formação docente, relação entreeducação escolar e mundo do trabalho, competências nas teorias pedagógicas e nas normas educacionais e a presença de tecnologias da informação e de comunicação no campo da educação. Em seu encerramento, o livro destaca currículos escolares inovadores que indicam futuros panoramas para a educação brasileira. “A obra pensa uma renovação educacional a partir das perspectivas democráticas, tecnológicas e integrais, em que o ser humano é visto para além do seu cérebro”, declarou Gouvêa.
Ao abrir o lançamento, Roseli Lopes, diretora do IEA, destacou que o livro retoma pensamentos de Alfredo Bosi e promove discussões e aprimoramentos na educação. O resgate da memória do ex-professor, crítico, historiador e principal mentor da Cátedra foi tema recorrente durante a mesa. “O espírito bosiano expresso no livro é um convite para que repensemos o futuro da educação, incluindo a juventude e a escola básica nas discussões”, reitera Luís Carlos Menezes.
A mesa de lançamento foi uma realização da Cátedra Alfredo Bosi, do IEA, do Centro MariAntonia e do Itaú Social. A versão digital da obra está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.