Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livro defende mudança na relação com alimentos como forma de promover a saúde planetária

por admin - publicado 18/07/2024 12:33 - última modificação 18/07/2024 12:33

IEA lança o livro digital "Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária", produzido pelo Grupo de Estudos Saúde Planetária do Instituto e pelo Núcleo de Pesquisa e de Extensão Sustentarea da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP⁣.

Por Lívia Uchoa*

Capa do livro "Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária"Lançado este mês pelo IEA, o livro “Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária" trata da relação entre o sistema alimentar tradicional — composto pela produção, colheita, armazenamento, transporte, processamento, distribuição e descarte — e as mudanças climáticas e a saúde planetária. Publicada de forma digital, a obra está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.

“A transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis pautada no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), e não nos interesses mercadológicos, urge”, segundo a nutricionista Janine Giuberti Coutinho, que assina o prefácio. Produzido pelo Grupo de Estudos Saúde Planetária do IEA e pelo Núcleo de Pesquisa e de Extensão Sustentarea da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP⁣, o livro ressalta que o modelo alimentar tradicional atual, baseado no agronegócio, afeta de forma negativa o meio ambiente.

A publicação é resultante do curso “Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária” do Sustentarea, responsável por reunir mais de 250 educadores de 17 escolas da rede pública de ensino de Águas de Lindóia, SP, em julho de 2023. As organizadoras (e também autoras) são Aline Martins de Carvalho, Flávia Schwartzman, Mirelly dos Santos Amorim e Tatiana Camargo. As outras autoras são Beatriz Machado Martins, Catarina São Martinho, Jacqueline Tereza da Silva e Larissa Melina de Lázari.

Elas esperam que o material publicado contribua com a capacitação de educadores, para que promovam uma educação alimentar e nutricional de qualidade para crianças e adolescentes. Para as organizadoras, o atual padrão de produção, alimentação e consumo também contribui para o aumento da insegurança alimentar, desigualdade social e consumo de alimentos prontos e processados.

De acordo com estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da FSP-USP, publicado em 2023, o consumo de ultraprocessados pelos brasileiros aumentou 5,5% em dez anos. Esse aumento, segundo o livro, se relaciona com o menor preço desses alimentos, a busca por praticidade e dificuldade no acesso à alimentação saudável por parte da população.

A obra enfatiza a importância de uma rotina alimentar natural e balanceada para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e mostra que a normalização dos ultraprocessados nas rotinas brasileiras tem um impacto negativo no meio ambiente e na saúde dos indivíduos. “De acordo com importantes estudos, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados está relacionado ao aumento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade”, destacam as autoras no capítulo inicial.

A solução para o atual sistema alimentar, segundo elas, está no investimento em uma educação alimentar e nutricional (EAN) de qualidade para a sociedade brasileira, com foco no ambiente escolar. “Faz-se necessário o fortalecimento de políticas e estratégias de educação alimentar e nutricional, nos vários espaços, principalmente nas escolas, para que as pessoas aprendam e se sintam aptas a fazer as melhores escolhas e a adotar práticas alimentares saudáveis, conscientes e responsáveis”, ressaltam na introdução.

Composto de seis capítulos, o livro valoriza o papel da educação básica e fornece estratégias pedagógicas e iniciativas para as escolas colocarem em prática a EAN com crianças e adolescentes, além de analisar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A obra também utiliza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentáve (ODS) da ONU para relacionar a saúde planetária com a questão alimentar.

* Estagiária (sob supervisão de Mauro Bellesa)