Nova cátedra quer mostrar a integrantes do cenário educacional a importância das avaliações
Avaliar o desempenho dos estudantes em todos os níveis de ensino é fundamental para entender em que pontos a educação brasileira precisa melhorar e também para desenvolver políticas públicas baseadas em evidências que alcancem esse objetivo. Para articular esforços nesse sentido, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP se uniram em uma cátedra lançada no início do mês em Ribeirão Preto. A titular da Cátedra, professora Maria Helena Guimarães de Castro, conversou com o USP Analisa e conta no programa desta sexta como será desenvolvido esse trabalho.
“A partir da Cátedra, nós podemos trabalhar, primeiro, as questões mais gerais relacionadas à avaliação. Fazer minicursos e webinários para discutir, por exemplo, por que que o Saeb precisa mudar, como fazer para implementar a nova Base Nacional Comum Curricular, como nós podemos monitorar a implementação da nova BNCC. Outra coisa é como traduzir as avaliações nacionais e internacionais para o público em geral, para as escolas e os gestores públicos de Educação Básica. Um outro ponto que eu acho que também que é muito relevante é discutir questões ligadas à educação superior. Fazer um debate sobre o novo ensino médio e o novo Enem é muito importante, é um tema polêmico do momento, então quanto mais nós pudermos ouvir diferentes vozes a favor e contra, quanto mais nós pudermos ouvir profissionais, especialistas que possam dar sugestões, nós estaremos contribuindo para um debate relevante”, explica ela.
Ela destaca que um de seus objetivos é mobilizar diferentes atores, como secretários de educação, diretores de escola e integrantes da própria sociedade para mostrar que a avaliação é um instrumento de diagnóstico para mostrar como estão as escolas e o que se pode fazer para melhorá-las.
“A inovação em avaliação é justamente poder entender que avaliação é um processo em permanente mudança e cada vez mais nós estamos falando de uma inovação conceitual, metodológica e tecnológica. Como a inteligência artificial vai, de fato, influenciar as avaliações? Eu acho que por aí você já tem assim digamos uma estrada fantástica e que nós ainda não conhecemos”, diz a professora.
O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar pela Rádio USP nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.
O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.