O diálogo entre jovens árabes e judeus no Chile
"Diálogo Intercultural de Jóvenes de la Comunidad Árabe e Judía en Chile" é o tema conferência do sociólogo Lorenzo Agar Corbinos, da Universidade do Chile, no dia 17 de novembro, às 15h, no IEA. Eva Alterman Blay, coordenadora do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (Nemge) da USP, será a debatedora. O evento terá a coordenação de Sylvia Dantas DeBiaggi, do Instituto de Psicologia da USP.
A conferência de Corbinos tem como referência os estudos desenvolvidos por ele e outros pesquisadores no projeto Diálogo Intercultural de Jovens da Comunidade Árabe e Judaica no Chile. (Outras informações sobre o tema podem ser lidas em seu artigo "Árabes y Judíos en Chile: Apuntes sobre la Inmigración y la Integración Social")
Corbinos é professor da Escola de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile e assessora o Ministério da Saúde chileno na área de migrações e saúde. Desde 1984, tem trabalhado em diversas áreas acadêmicas na Universidade do Chile: medicina, arquitetura e urbanismo, ciências sociais e políticas públicas. A atividade profissional a que tem dado maior ênfase é o trabalho interdisciplinar e multidisciplinar no campo de população e desenvolvimento. É consultor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Foi diretor do Programa Mundial sobre População e Desenvolvimento Sustentável UNFPA/Cepal/Universidade do Chile (1995-2000).
Foto: arquivo de Lorenzo Agar Corbinos