Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Matemático Marcelo Viana será o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho

Matemático Marcelo Viana será o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho

por Mauro Bellesa - publicado 21/08/2024 12:40 - última modificação 13/09/2024 10:13

Marcelo Viana é escolhido como novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, parceria entre o IEA e o jornal Folha de S.Paulo.

Marcelo Viana - 2024Um dos mais renomados matemáticos brasileiros, Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), será o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, parceria do IEA com o jornal Folha de S.Paulo. Ele sucede à neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Vanderbilt, dos EUA, catedrática em 2023.

Durante sua titularidade, Viana trabalhará com o tema "Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento", que orientará um ciclo de conferências com pesquisadores convidados. A perspectiva é que o conteúdo desses encontros seja reunido em livro.

Segundo declarou a Maurício Meirelles, em reportagem publicada no site da Folha, sua ideia "é trabalhar a cadeia entre pesquisa e a aplicação dela na prática, não só nos processos produtivos, mas também na administração pública". Acrescentou que, "inevitavelmente", dará ênfase maior à matemática, "mas a intenção é trabalhar as formas de transferência do conhecimento".

Além de organizar o ciclo de encontros, Viana será responsável pela coordenação de um grupo de pesquisa (com componentes selecionados a partir de chamada pública de pós-graduandos, mestres, doutores e pós-doutores) dedicado à produção e difusão de conhecimentos sobre a temática da titularidade.

Viana é especialista em sistemas dinâmicos e teoria do caos. Em 2016, ele e François Labourie foram os primeiros matemáticos a receber o Grande Prêmio Científico Louis D., concedido pelo Institut de France e considerado a mais importante honraria científica francesa.

É autor de três livros acadêmicos e coautor de outros dez, além de 60 artigos publicados em periódicos científicos. Tem atuação destacada também na divulgação para o público em geral de aspectos da matemática e de suas relações com outras áreas do conhecimento e da cultura. Em março de 2017, na Folha, tornou-se o primeiro matemático a ter uma coluna em jornal diário do país, colaboração que mantém até hoje. Recentemente, lançou o livro "Histórias da Matemática", uma antologia de suas colunas no jornal.

A diretora do IEA, Roseli de Deus Lopes, afirmou ser uma honra contar a participação de Viana na cátedra. Ela ressaltou que, pelo seu perfil, será possível contar com o envolvimento nas atividades tanto de pessoas mais especializados da área acadêmica quanto com um público mais amplo.

“Isso é muito importante do ponto de vista da democracia e da difusão de informação qualificada sobre ciência, tecnologia e inovação, dada a vasta bagagem de Viana em termos de conhecimentos em diversas áreas, inclusive em história da ciência e da tecnologia. Isso vai agregar muito valor às atividades da cátedra e me deixa ansiosa pelo início da programação”, afirmou.

Em declaração à Folha, o professor André Chaves de Melo Silva, do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Arte (ECA) da USP e coordenador acadêmico da cátedra, ressaltou o trabalho de Viana com divulgação científica como um dos fatores relevantes para que o Comitê de Governança o escolhesse como novo titular.

O diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila, que também integra o Comitê de Governança da cátedra, saudou a escolha do novo catedrático: "Marcelo é um matemático brilhante, um gestor competente e criativo no Impa e um colunista que em seus textos consegue transmitir para milhões de leitores não familiarizados o encantamento que move essa disciplina milenar".

Criada 2021 como parte das comemorações do centenário da Folha, a cátedra teve como primeiro titular, em 2022, o sociólogo Muniz Sodré, professor emérito da UFRG e colunista do jornal, assim como Viana e Suzana.

Foto: Bel Pedrosa/Divulgação