Os impactos regionais e setoriais das mudanças no clima
O IEA realiza no dia 10 de abril, a partir das 14h, um encontro destinado a esclarecer a sociedade sobre aspectos regionais e setoriais do segundo volume do 4º Relatório de Avaliação "Mudança Climática 2007" do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês).
O evento terá exposições de cinco pesquisadores brasileiros que participaram da produção de três capítulos desse segundo volume:
- Capítulo "América Latina" — Carlos Nobre (CPTEC/Inpe e IGBP Brasil), "lead author" do capítulo "América Latina"; Philip Fearnside (Inpa), "review editor" do capítulo "América Latina"; José Marengo (CPTEC/Inpe), "contributing author" do capítulo "América Latina";
- Capítulo "Saúde Humana" — Ulisses Confalonieri (Fiocruz), "coordinanting lead";
- Capítulo "Avaliação das Práticas, Opções, Condicionantes e Capacidades Adaptativas" — Antonio Rocha Magalhães (Banco Mundial), "review editor".
O volume foi produzido pelo Grupo de Trabalho II do IPCC e é dedicado à avaliação da vulnerabilidade dos sistemas socioeconômicos e naturais à mudança climática. De 2 a 6 de abril, aconteceu 8º Sessão Plenária do Grupo de Trabalho II, para aprovação do documento e de seu Sumário para Formuladores de Políticas Públicas, divulgado no dia 6.
FORMATO
O evento no IEA faz parte de uma série de encontros programados pelo IPCC para várias partes do mundo a partir do dia 10. Para atender o interesse da comunidade científica e de outros interessados em ouvir os cinco pesquisadores e também para facilitar o trabalho da imprensa, o Instituto optou por dividir o evento em duas partes:
- primeira parte: às 14h, aberta à participação de todos os interessados;
- segunda parte: às 16h15, exclusiva para jornalistas.
O evento acontece no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. É uma realização do IEA em parceria com o IPCC e apoio da Academia Brasileira de Ciências, do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e da Sociedade Brasileira de Meteorologia.
Foto: danorbit