Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Painel analisa produção consorciada de alimentos e energia

Painel analisa produção consorciada de alimentos e energia

por Mauro Bellesa - publicado 17/04/2007 00:00 - última modificação 12/02/2014 14:46

Será o último dos encontros do ciclo "Civilização da Biomassa", iniciado em abril de 2006 e coordenado por Ignacy Sachs.

No dia 17 de abril, às 14h, o IEA realiza o quinto e último painel do Ciclo "Civilização da Biomassa", na Sala da Congregação da FEA-USP. O tema desta vez será "Produção Consorciada: Alimentos versus Energia".

O ciclo teve início em abril de 2006 com o painel "Tristes Trópicos ou Terra de Boa Esperança? Obstáculos ou Vantagens Comparativas para o Desenvolvimento da Civilização da Biomassa?". Em novembro foi realizado o painel "Bioenergia: Etanol e Biodiesel" e em março outros dois: "Matriz Energética Brasileira" e "Novas Tecnologias para a Bioenergia".

O painel de encerramento terá as seguintes apresentações:

"Produção de Alimentos em Áreas de Renovação de Canaviais: Viabilidade Técnica e Econômica, Potencial de Produção e Responsabilidade Social" — Silvio Borsari Filho, superintendente da Cooperativa dos Produtores de Cana da Zona de Guariba (Coplana);

• "Cana para Energia" — Jesus A. Ferro, diretor científico da Alellyx Applied Genomics e professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal;

• "Obstáculos Socioeconômicos e Institucionais à Produção Consorciada Alimento e Energia" — Ademar Ribeiro Romeiro, professor do Núcleo de Economia Agrícola da Unicamp;

• "Produção de Cana: Potencial e Perspectivas" — Marcos Landell, diretor técnico do Centro de Cana-de-Açúcar do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

• "Produção de Alimentos X Energia: Estudo de Caso do Óleo de Girassol" — César de Castro, coordenador da Área de Fertilidade e Microbiologia do Solo da Embrapa Soja.

A coordenação será de Ignacy Sachs, pesquisador visitante do IEA, coordenador do Ciclo "Civilização da Biomassa" e professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França, onde é co-diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo.