Seminário discute a pegada hídrica como ferramenta de análise da questão da água
Soja: cultura com elevado consumo de água e uma das principais commodities exportadas pelo Brasil |
A partir do reconhecimento da existência dos fluxos de água virtual por meio da distribuição de bens de consumo em diferentes escalas, a água passa a ser entendida não apenas como um recurso natural local, mas também de dimensão global. Essa nova abordagem enfatiza a questão da água a partir de novas ferramentas, como a pegada hídrica, e seu impacto na forma como os atores sociais se posicionam e influenciam o sistema de gestão dos recursos hídricos.
Para analisar essa abordagem, o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade promove o seminário Pegada Hídrica: Inovação, Corresponsabilização e os Desafios de Sua Aplicação no dia 16 de outubro, às 10 horas, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.
O seminário debaterá as seguintes questões:
- quais seriam os impactos dessa nova abordagem com relação às necessidades hídricas ambientais?
- como o conceito de água virtual e o método da pegada hídrica podem contribuir ou não para o desenvolvimento de normas que regulam o uso dos recursos hídricos ou até no desenvolvimento de políticas públicas?
- como tais entendimentos podem impactar as práticas de uso do solo, as relações sociais e o uso da água em diferentes países?
Os debatedores serão Jeroen Warner (Universidade de Wageningen, Holanda), Vanessa Empinotti (Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental), Paulo Sinisgalli (Escola de Artes, Ciências e Humanidades) e Umberto Cinque (Fibria). O moderador será Pedro Roberto Jacobi (coordenador do grupo de pesquisa do IEA e professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).
O Auditório do MAC fica na rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição e será transmitido em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini, sedini@usp.br.
Foto: Sérgio Vale, Agência de Notícias do Acre