Pesquisadores de Birmingham apresentam estudos sobre as desigualdades sociais no Brasil e na Índia
Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, apresentarão no IEA dois eixos de suas pesquisas sobre cidades sustentáveis. No dia 29 de março, às 10h, Peter Kraftl e Sophie Hadfield-Hill farão a conferência Use of geographic methods to characterize social inequalities, em inglês e sem tradução simultânea. As falas serão transmitidas ao vivo pela web. Para participar presencialmente, na Sala de Eventos do IEA, é necessário realizar inscrição prévia.
Peter Kraftl |
Kraftl conduzirá o painel “(Re)conectando o ‘nexo’: Experiências e lições dos jovens brasileiros sobre alimentação, água e energia”, no qual apresentará os resultados de pesquisa com jovens entre 10 e 25 anos e formuladores de políticas públicas sobre como esses três recursos fazem parte de suas vidas e trabalho. O foco da análise são as implicações para a educação de sustentabilidade e o urbanismo sustentável.
Ele discutirá também o conceito de "nexo", questionando a utilidade desse quadro no contexto contemporâneo brasileiro - tanto conceitual quanto politicamente. Segundo o pesquisador, embora possa ter seus usos nos círculos políticos, o nexus thinking implica na criação de conexões e no escrutínio de trade offs que leva a um holismo imposto, reduzindo processos sociomateriais complexos a componentes do nexo em branco, como "alimento" ou "água".
No segundo painel, intitulado “Urbanismos na Índia: vida urbana, sustentabilidade e cotidiano”, Hadfield-Hill apresentará dois projetos realizados na Índia que avaliam se as iniciativas para tornar as cidades indianas inteligentes permitirão também uma transformação urbana sustentável.
O primeiro projeto, New Urbanisms in India, baseia-se em dados de 350 pessoas de diversos contextos socioeconômicos e que vivem em um local de transformação urbana. O segundo, Map my Community, foca os processos de planejamento participativo em assentamentos informais em Delhi.
De acordo com a pesquisadora, ao utilizar ferramentas metodológicas inovadoras, as vozes e experiências de públicos diversos são reunidas e usadas para fazer campanha pela mudança. “Esses diversos espaços urbanos, do privado ao informal, mostram a complexidade das questões associadas ao planejamento para a transformação urbana sustentável”, explica.
Favela Dharavi, em Mumbai, Índia |
A conferência terá a moderação da geógrafa Ligia Vizeu Barrozo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do IEA, e de Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenador do programa USP Cidades Globais sediado no IEA. Os comentários serão de Ana Lydia Sawaya, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA, e Helena Ribeiro, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA.
Os conferencistas
Sophie Hadfield-Hill |
Kraftl é conhecido por sua pesquisa sobre a geografia das crianças, especialmente no que diz respeito às emoções, afetos, materialidades e práticas que compõem a sua vida cotidiana. Produz artigos sobre geografias de educação e arquitetura. Atualmente, é editor das revistas Area e Children’s Geographies, e foi membro-fundador do Geographies of Children, Youth and Families Research Group, da Royal Geographical Society (com a IBG). É professor honorário na escola de educação RMIT de Melbourne, Austrália.
Sophie Hadfield-Hill é pesquisadora de Geografia Humana na Universidade de Birmingham. Seu trabalho destina-se à geografia urbana e de desenvolvimento das crianças. Atualmente, está trabalhando em vários projetos de pesquisa financiados pelo Economic and Social Research Council (ESRC) do Reino Unido, associados à transformação urbana sustentável, tanto na Índia como no Brasil.
Fotos: 1 - divulgação; 2 - YGLvoices/Flickr; 3 - acervo pessoal
Use of Geographic Methods to Characterize Social Inequalities
29 de março, às 10h
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com transmissão ao vivo pela internet
Inscrições prévias
Informações com Claudia Regina, pelo telefone (11) 3091-1686 ou clauregi@usp.br
Página do evento