Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA participa das discussões sobre mudanças climáticas do USP Pensa Brasil

IEA participa das discussões sobre mudanças climáticas do USP Pensa Brasil

por admin - publicado 13/08/2024 13:30 - última modificação 22/08/2024 13:00

O IEA é um dos parceiros da 3ª edição do USP Pensa Brasil, sendo responsável pela organização do debate "Impacto do Ser Humano no Clima", no dia 16 de agosto, às 14h.

Por Lívia Uchoa (estagiária) e Mauro Bellesa

Homem em rio secoComeçou ontem, 12 de agosto, a 3ª edição do USP Pensa Brasil, projeto que anualmente escolhe um tema central para o desenvolvimento do país e o analisa sob vários ângulos, com a participação de diversos pesquisadores da Universidade. Desta vez, a referência são os desafios climáticos a serem debatidos na COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em novembro de 2025, em Belém, PA.

O USP Pensa Brasil é resultado de uma parceria das pró-reitorias, museus e outros organismos da USP. O IEA é um desses parceiros, sendo responsável pela organização do debate "Impacto do Ser Humano no Clima", no dia 16, às 14h, com a participação de três de seus pesquisadores: Marcos Silveira Buckeridge, Pedro Jacobi e Alan Cannell. Outros integrantes do Instituto estão entre expositores e debatedores de varias atividades do  projeto.

Proposto pela vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o USP Pensa Brasil foi criado em 2022 com o objetivo, segundo ela, "de reiterar o compromisso público da USP com a reflexão dos grandes temas contemporâneos. Os eventos que compõem sua programação reforçam o papel da universidade pública para a produção de conhecimento científico, a formação cidadã e a defesa de um projeto democrático e justo de país”.

De acordo com os organizadores, a iniciativa “gera a oportunidade de a USP compartilhar seus projetos de pesquisa e suas reflexões em torno da temática ambiental, reunindo material que pode ser trocado com atores centrais na promoção de políticas públicas". Com a aproximação da COP 30, o evento reforça a importância de discutir e refletir a pauta ambiental.

A abertura do programação teve o encontro "Universidades pelo Clima", com exposições do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr., de Maria Arminda e do reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho. A sessão contou também com o lançamento do "Censo USP de Sustentabilidade" e a exibição do vídeo "Das Américas para todo o Planeta", de Denise Milan.

Em seguida à abertura, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proferiu a conferência "O Brasil e a COP 30". O climatologista Carlos Nobre, pesquisador colaborador do IEA, foi o debatedor do evento. Ele participará também do encontro "Mudanças Climáticas e Justiça Ambiental", amanhã, 14, às 14h.

A programação desta terça feira inclui o debate "Oceanos, Preservação e Exploração Sustentável", às 14h, que terá entre os participantes o oceanógrafo Alexandre Turra, coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, parceria do IEA com o Instituto Oceanográfico da USP. Hoje também, a partir das 16h30, acontecem as mesas do debate "Eixos Temáticos: Políticas Públicas para as Mudanças Climáticas", que contarão com a presença de cinco integrantes do IEA: Marcos Buckeridge, Arlindo Philippi Junior, Ariaster Chimelli, Martin Grossmann e Jean Paul Metzger.

Além de seminários, conferências, debates e apresentações de teatro, cinema e música, o USP Pensa Brasil terá o lançamento de duas publicações publicados por pesquisadores do IEA. “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU: Volume II: Clusters Temáticos”, organizado por Carlos Cioce Sampaio (Furb), Arlindo Philippi Junior (IEA) e Maria do Carmo Sobral (UFPE), aborda os trabalhos realizados nos programas de pós-graduação (PPG) em Ciências Ambientais.

A obra promove a sustentabilidade com a análise dos avanços, potenciais e desafios da área das ciências ambientais. “Reunidos em clusters temáticos, os programas da área têm buscado fortalecer sua atuação e impacto, além de materializar e avaliar o processo de incorporação e de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, declaram os organizadores.

Agendas para Políticas Públicas Brasileiras: uma Contribuição da USP para a Sociedade”, organizado por Buckeridge e Philippi Jr., foi publicado pela Edusp. O livro apresenta um conjunto de agendas com possíveis soluções para implementação de políticas públicas embasadas na ciência.

A partir do trabalho de 160 pesquisadores do programa Eixos Temáticos da USP, a obra busca promover o bem-estar e desenvolvimento da sociedade brasileira em médio e longo prazos. Segundo a editora, “os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores inserem-se em 11 eixos temáticos com itens de políticas públicas voltadas para os três níveis federativos – municipal, estadual e federal – e norteadas pelos ODS da Agenda 2030 da ONU, e em acordo com os três pilares da atual gestão desta universidade: sustentabilidade, inclusão e inovação”.

Foto: Wikimedia