Pesquisadores que participaram da COP28 avaliam conferência e resultados
No dia 20 de dezembro, às 19h, os pesquisadores do Grupo de Estudos em Saúde Planetária (SPBr) entram ao vivo no YouTube para compartilhar reflexões e suas experiências durante a COP28. A live terá mediação da jornalista e doutora em Ciências Ambientais (PROCAM-USP), Daniela Vianna.
Em Dubai, nos Emirados Árabes, na Conferência das Partes encerrada no último dia 13, o SPBr esteve presente, representado pelos professores Antonio Mauro Saraiva (Poli-USP), coordenador do grupo, Raquel Santiago (UFG), da coordenação do Grupo de Trabalho Interdisciplinar (GTI) de Sistemas Alimentares do SPBr, e Tatiana Souza de Camargo (UFRGS), coordenadora do GTI de Educação, também do SPBr.
Um avanço histórico, mesmo que aquém do necessário diante da emergência climática, marcou a COP28. Pela primeira vez, foi incluído no texto oficial a decisão de “transicionar dos combustíveis fósseis” para energias renováveis, até 2050. O relatório também propõe que seja triplicada a capacidade de energia renovável em todo o mundo até 2030.
Além de abordar as negociações diplomáticas e a árdua busca por consensos mínimos entre interesses nacionais tão diversos, os participantes da live devem chamar atenção para o que acontece nos corredores dos diferentes pavilhões. Políticos, cientistas, empresários, pesquisadores e representantes da sociedade civil e dos povos tradicionais fazem conexões, debatem seus pontos de vista e apresentam soluções possíveis para frear o aumento médio da temperatura global, a níveis seguros para todas as formas de vida que habitam o planeta.