Política ambiental é tema de seminário e de livro
Política Ambiental Cinco Anos depois (2011-2016): Obsolescências e Antevisões é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa Política Ambiental realiza no dia 17 de novembro, das 10 às 17h. O encontro tem como referência coletânea de ensaios de 2011 agora publicada em livro (o lançamento acontece no dia seguinte, 18, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, às 19h).
A obra "Política Ambiental - Contribuições Interdisciplinares para um Projeto de Futuro" reúne ensaios produzidos por pesquisadores vinculados aos projetos do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (Lapsi) do Instituto de Psicologia da USP e ao Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA. Alguns dos autores serão os expositores do seminário.
Eda Tassara, coordenadora do Lapsi e do grupo de pesquisa do IEA, e Sandra Patrício, também integrante das duas equipes de pesquisa, são as organizadoras do livro. Elas destacam que "os cenários oferecidos à análise pelo Brasil e pelo mundo modificaram-se radicalmente" nos cinco anos que separam a conclusão da coletânea em 2011 e sua publicação agora. O seminário será, portanto, uma oportunidade de avaliar o que nos ensaios foi superado pelos acontecimentos, o que permanece atual e o que foi antevisto pelos autores.
Os textos são guiados por uma concepção de política ambiental pensada como "construção intencional, compartilhada e poética do futuro". Essa conceituação implica no "compromisso com uma ética voltada para o bem comum", de acordo com as organizadoras.
O critério escolhido para a organização da coletânea "buscou fundamentar a construção de um novo paradigma científico transdisciplinar - o da ciência ambiental prospectiva -, o qual, contextualizado por reflexões filosóficas, não mais comporta a separação entre ciência e política".