Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Edição 2025 do Programa Ano Sabático está com inscrições abertas para seleção de docentes da USP

por Mauro Bellesa - publicado 03/07/2024 12:18 - última modificação 03/07/2024 12:18

Anúncio da abertura de inscrições para a edição 2025 do Programa Ano Sabático do IEA. Os docentes da USP interessados em participar do processo seletivo devem efetuar sua inscrição até as 15h do dia 9 de setembro.

Os docentes da USP interessados em participar da edição 2025 do Programa Ano Sabático do IEA devem se inscrever no processo seletivo até as 15h do dia 9 de setembro. Os candidatos devem ter no mínimo sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), completados até a data do início da pesquisa no Instituto.

Durante sua participação no Programa, que pode ser por seis meses ou um ano, os docentes selecionados ficarão dispensados de todas as atividades em sua unidade de origem, de maneira a poder atuar exclusivamente no IEA. A pesquisa deverá ter caráter interdisciplinar e ser desenvolvida na sede do Instituto, no campus da capital, ou em um dos Polos no interior, nos campi da USP em Ribeirão Preto e São Carlos.

Os participantes receberão um auxílio único de R$ 6 mil da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (parceira do IEA no programa) para despesas referentes ao projeto, tais como passagens aéreas, diárias, auxílio a pesquisadores e despesas com terceiros.

Durante sua atuação no programa, os selecionados deverão realizar ao menos uma conferência por semestre de participação, bem como produzir um trabalho científico inédito e original ou outro produto (tais como livro ou obra de arte), indicado em seu projeto.

Para efetuar sua inscrição, o candidato deve enviar, via formulário on-line [é necessário fazer login com conta USP], súmula curricular [segundo o modelo fapesp.br/5266], projeto de pesquisa (com objetivos, justificativa e plano de trabalho) e as concordâncias para sua participação no Programa emitidas pelo conselho de departamento (ou colegiado equivalente) e pela congregação (ou instância equivalente) da sua unidade [veja mais detalhes no edital completo].

O resultado da seleção será divulgado em 18 de dezembro. Os docentes candidatos selecionados deverão iniciar suas pesquisas até março do próximo ano. No caso de participação por seis meses com início no segundo semestre de 2025, as atividades devem começar até agosto.

Considerados os integrantes da nona edição (2024), que iniciaram suas pesquisas em março, já são 62 os docentes da Universidades participantes do Programa [veja quem são eles em cada edição: 201620172018201920202021202220232024].

O Programa é regulamentado pela Resolução 7.069/15 da Reitoria da USP e pela Portaria IEA/PRPI 01/21.