Universidades latino-americanas discutem reconstrução do desenvolvimento econômico e social
De 13 a 15 de julho, a revista britânica “Times Higher Education” (THE) e a USP realizam o Latin America Universities Summit, cujo tema geral é “Universidades para o Bem Público: Reconstruindo o Desenvolvimento Econômico e Social”.
O objetivo do encontro virtual é examinar como o ensino superior latino-americano pode desenvolver estratégias para melhor capacitar-se, adaptar-se à digitalização, aumentar seu impacto estratégico e ampliar a percepção pública do papel das universidades em sociedades em evolução.
Lideranças de universidades latino-americanas e parceiros delas de outras partes do mundo tratarão da internacionalização das universidades da região, de como elas podem fortalecer seu trabalho em ciências sociais e humanidades, reforçar parcerias com o setor privado e reposicionar-se como agentes de mudanças positivas.
Os temas específicos dos três dias são, respectivamente: “As Universidades Maximizando seus Impactos”, “O Desafio da Internacionalização” e “Construindo Capacidade para Construir Impacto”.
O encontro terá expositores do Brasil, Peru, Colômbia, Chile, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Entre os brasileiros estão o reitor Vahan Agopyan e outros dirigentes da USP, o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, e a ex-conselheira do IEA Claudia Costin.
Durante o encontro haverá o lançamento do THE Latin America University Rankings 2021, com uma exposição detalhada sobre os dados mais recentes apurados pelo levantamento.
A participação é gratuita para representantes de universidades, organismos governamentais e organizações não governamentais. A inscrição permitirá acesso a todas as sessões bem como solicitar gravações das sessões depois do evento.