Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA

Rede IEA

por Aziz Salem - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 14/01/2020 11:32

Ana Maria Tavares, artista e pesquisadora do IEA, tem mostra na Pinacoteca até abril

por Fernanda Rezende - publicado 18/01/2017 15:20 - última modificação 18/01/2017 16:41

Ana Maria Tavares - PerfilA exposição “No lugar mesmo”, da artista plástica Ana Maria Tavares, professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente, do IEA, ocupa a Pinacoteca do Estado de São Paulo desde novembro de 2016 e até 10 de abril deste ano .

A mostra é uma revisão do trabalho da artista, que iniciou sua carreira em 1982, também na Pinacoteca, com a mostra individual “Objetos e interferências”.

Entre instalações, esculturas, vídeos, peças sonoras e outras obras bi e tridimensionais são mais de 160 trabalhos no primeiro andar do edifício da Luz. As obras mostram ao visitante um percurso de exploração realizado por Tavares que não se limita a uma única linguagem ou procedimento e provocam reflexões sobre problemáticas e conceitos trazidos por ela em suas obras.

A exposição faz parte da série de mostras antológicas realizadas no museu que retomam a carreira de artistas que iniciaram suas trajetórias no Brasil na década de 80. Entretanto, apesar de ser uma retrospectiva, a mostra não só retoma, mas, também, ressignifica a produção de Tavares do momento em que inicia sua carreira até agora.

Em 2016, a mostra foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor produção retrospectiva do ano em artes visuais.

Com informações do Jornal da USP

14ª Conferência Internacional em Saúde Urbana recebe artigos até 31 de março

por Fernanda Rezende - publicado 17/01/2017 11:50 - última modificação 30/03/2017 14:14

Mobilidade urbanaA 14ª Conferência Internacional em Saúde Urbana (14th International Conference on Urban Health) está com chamada aberta, até 31 de março, para a submissão de artigos científicos relacionados ao tema deste ano: “Equidade em Saúde: A Nova Agenda Urbana e as Metas de Desenvolvimento Sustentável” (Health Equity: The New Urban Agenda and Sustainable Development Goals). O encontro acontece de 26 a 29 de setembro em Coimbra, Portugal.

Com no máximo 300 palavras e submetidos em inglês, os resumos deverão ser de artigos relacionados aos seguintes assuntos:

- Governança urbana e políticas orientadas para a equidade (Urban governance and equity-oriented policies)

- Compreensão e abordagem das mudanças demográficas, epidemiológicas e da sociedade (Understanding and addressing demographic, epidemiologic and societal change)

- Planejamento urbano saudável, medição e métricas, dados e pesquisa (Healthy urban planning, measurement and metrics, data and research)

- Saúde e sustentabilidade ambiental (Environmental health and sustainability)

- Cuidados de saúde - acesso, serviços e qualidade (Health care - access, services and quality)

Caso tenha o trabalho aceito, pelo menos um dos autores deve comparecer à conferência para apresentação oral e exposição do artigo em mural. As submissões podem ser feitas online.

Universidade de Nagoya recebe inscrições para seleção de pesquisadores estrangeiros

por Mauro Bellesa - publicado 13/01/2017 10:35 - última modificação 17/01/2017 11:35

Universidade de Nagaoya, campus Higashiyama
Higashiyama, um dos três campi da Universidade de Nagoya

A Universidade de Nagoya, Japão, está recebendo inscrições de pesquisadores estrangeiros até 3 de fevereiro para seu programa AY2017 International Principal Investigator. A iniciativa conta com o apoio do Instituto de Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da universidade, que será responsável pela seleção dos aprovados.

O IAR é parceiro do IEA na rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study). Os dois institutos organizaram no âmbito da Ubias a primeira edição da International Academia (2015 e 2016), que teve como tema o "Tempo".

Condições do programa

Os candidatos ao programa da Universidade de Nagoya devem ser convidados por um dos departamentos da universidade e distinguir-se pelo grau de excelência dos resultados de suas pesquisas e por ocupar uma posição de liderança em seu campo de trabalho. Os selecionados atuarão nos departamentos e farão conferências no IAR.

Serão escolhidos 3 ou 4 projetos de pesquisa a serem desenvolvidos num período de 3 a 4 meses entre 1º de abril de 2017 e 31 de março de 2018. A estada na universidade poderá ser dividida em períodos de pelo menos um mês, desde de que os vários períodos estejam incluídos no mesmo ano acadêmico.

Os selecionados também poderão viajar no território japonês ou para outros países se precisarem participar de eventos relacionados com as pesquisas em andamento.

O programa cobre as despesas da viagem inicial ao Japão e da volta ao país de origem no final da pesquisa. Também é concedido um salário condizente com os padrões de remuneração de membros estrangeiros da universidade. As demais despesas, inclusive as de moradia, devem ser custeadas pelo pesquisador.

A análise das propostas (veja o formulário de inscrição) encaminhadas pelos departamentos da universidade será feita por um comitê do IAR. Os projetos escolhidos serão anunciados no dia 1º de março. Os pesquisadores selecionados deverão apresentar plano de trabalho e currículo vitae tão logo isso seja possível.

Mais informações sobre como participar da seleção podem ser obtidas por meio de mensagem a Hirotaka Iwata (iwata.hirotaka@adm.nagoya-u.ac.jp), da Seção de Apoio à Pesquisa da universidade.

Foto: Universidade de Nagoya

Paulo Saldiva receberá Prêmio Cidadão São Paulo, do Catraca Livre

por Fernanda Rezende - publicado 14/12/2016 10:30 - última modificação 20/12/2016 15:26

Paulo Saldiva - PerfilO diretor do IEA, o médico Paulo Saldiva, será um dos homenageados do Prêmio Cidadão São Paulo, conferido pelo portal Catraca Livre. Em sua quinta edição, o prêmio elege “personalidades que transformam a cidade de São Paulo em um espaço mais acolhedor, democrático e criativo”. Saldiva foi o escolhido da categoria Meio Ambiente. A cerimônia de premiação acontecerá em fevereiro de 2017 na Praça Roosevelt, símbolo da revitalização do centro de São Paulo. Leia mais sobre o prêmio.

Professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, Saldiva lidera há anos pesquisas sobre a poluição atmosférica. Alguns de seus trabalhos inspiraram a criação de políticas públicas na capital paulista, como o rodízio municipal de veículos.

Ele integrou o Comitê da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estabeleceu os padrões de qualidade do ar e foi membro do Comitê da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, também da OMS, que definiu o potencial carcinogênico da poluição atmosférica. De 2004 a 2014, fez parte do Science Advisory Committee sobre poluição do ar da Harvard School of Public Health, da Harvard University, nos Estados Unidos.

Ana Lydia Sawaya, do grupo Nutrição e Pobreza, integra documentário "Fonte da Juventude"

por Fernanda Rezende - publicado 08/12/2016 16:55 - última modificação 08/12/2016 17:10

Ana Lydia SawayaA nutricionista Ana Lydia Sawaya, coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA e professora da Unifesp, conta no documentário “Fonte da Juventude” a história do projeto que realiza no CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) sobre obesidade e subnutrição infantil. O CREN é uma Organização Não Governamental que atua na Vila Mariana e no Jardim Matarazzo.

O filme, do diretor Estevão Ciavatta, será transmitido em quatro episódios no Fantástico, da TV Globo, a partir deste domingo, dia 11 de dezembro. A ideia é mostrar o papel da alimentação no desenvolvimento humano, social, econômico e cultural.

No dia 12 de dezembro, às 20h, o documentário será exibido na íntegra no Espaço Itaú de Cinema Augusta, seguido de debate com a presença de Ciavatta, Ana Lydia e Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com moderação da jornalista Claudia Collucci, repórter especial da Folha de S. Paulo. A entrada é gratuita.

Jovem pesquisador da Intercontinental Academia é eleito membro da ABC

por Fernanda Rezende - publicado 06/12/2016 11:05 - última modificação 07/12/2016 09:26

Helder Nakaya - PerfilHelder Nakaya, um dos 13 jovens pesquisadores da primeira Intercontinental Academia (ICA), foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. A categoria, criada em 2007, reúne pesquisadores de excelência com menos de 40 anos para mandatos de cinco anos de duração. Os escolhidos são jovens que atuam em “áreas de fronteira e têm demonstrado, por seus trabalhos, um grande potencial científico”. Nakaya integrará, até 2020, o grupo da região de São Paulo ao lado de mais quatro pesquisadores.

Bacharel em ciências biológicas e com doutorado em bioquímica e biologia molecular, ambos pela USP, Nakaya fez pós-doutorado de 2008 a 2011 na Emory University, em Atlanta (EUA), onde pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune com técnicas em larga escala. Após a conclusão, tornou-se professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University, utilizando a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. Dois anos depois, foi contratado como docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Instituto de Ciências Farmacêuticas da USP.

Em 2014, Nakaya foi um dos escolhidos para participar da primeira edição da Intercontinental Academia, que tem como tema o 'tempo'. Realizada de 19 a 29 de abril de 2015 em São Paulo e de 6 a 18 de março de 2016 em Nagoya, no Japão, a ICA é uma iniciativa da rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study), que reúne 36 institutos de estudos avançados baseados em universidades de todos os continentes. Esta edição foi organizada pelo IEA-USP e pelo Instituto para Estudos Avançados da Universidade de Nagoya. Em março de 2017, os jovens se reunirão novamente em São Paulo para concluir um Mooc (Massive Open Online Course) sobre o tempo, principal produto da ICA.

Vídeo apresenta a pesquisa de Paulo Saldiva sobre poluição do ar

por Fernanda Rezende - publicado 31/10/2016 12:10 - última modificação 31/10/2016 16:17

A Pesquisa Fapesp fez um vídeo, legendado em inglês, que apresenta de forma didática o trabalho que o diretor do IEA, Paulo Saldiva, vem realizando há anos como pesquisador dos efeitos da poluição do ar na saúde humana.

Entusiasta do tema e apaixonado pela capital paulista, Saldiva lembra que “poluição do ar não se resolve com remédio, nem com campanhas de saúde”. A solução passa pelo planejamento urbano, questões relacionadas à mobilidade, estudos sobre uso e ocupação do solo.

Enquanto o cigarro é entendido como um tema de saúde pública, observa o pesquisador, a poluição do ar ainda não o é, mesmo que cerca de 14 mil pessoas morram precocemente em razão dela somente na cidade de São Paulo.

A pesquisa de Saldiva integra o Programa USP Cidades Globais, sediado no IEA, e que tem como objetivo desenhar propostas cientificamente embasadas que possam melhorar a qualidade de vida nas metrópoles.

Grupo Estilos de Raciocínio Científico participa de encontro internacional

por Fernanda Rezende - publicado 13/09/2016 11:41 - última modificação 13/09/2016 11:41

Valter Alnis BezerraDe 12 a 15 de setembro, o Grupo de Trabalho Estilos de Raciocínio Científico, parte do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, participa do X Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, realizado pela Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), em Águas de Lindóia, interior de São Paulo. No dia 15, como parte da programação do encontro, os membros do grupo realizarão o simpósio temático Estilos de Raciocínio Científico, coordenado por Valter Alnis Bezerra e Otávio Bueno, ambos do grupo do IEA.

A programação completa está disponível aqui.