Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Precarização do trabalho e pensamento de Bosi são temas de Estudos Avançados 108

Precarização do trabalho e pensamento de Bosi são temas de Estudos Avançados 108

por Mauro Bellesa - publicado 10/07/2023 12:30 - última modificação 26/07/2023 15:50

Edição 108 da revista Estudos Avançadas traz o dossiê Trabalho e Exclusão e um conjunto de textos sobre o crítico e historiador da literatura Alfredo Bosi.

Capa de Estudos Avançados 108As novas exigências profissionais e ocupacionais, a precarização do emprego e a supressão de direitos e garantias são os temas centrais do dossiê Trabalho e Exclusão do número 108 da revista Estudos Avançados, cuja versão digital já está disponível, gratuitamente, na Scientific Electronic Library Online (SciELO). A versão impressa já está disponível para venda e entrega aos assinantes.

A edição traz também um conjunto de 11 textos sobre a atividade como crítico literário e pensador engajado de  Alfredo Bosi (1936-2021), que foi professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, membro da Academia Brasileira de Letras, diretor do IEA e editor da própria Estudos Avançados durante 30 anos.

Paradoxo

O editor da revista, Sergio Adorno, ressalta no editorial que, “de modo paralelo e paradoxal, as formas avançadas de organização do trabalho, representadas pela complexa digitalização da produção industrial, se articulam e convivem com a reinvenção da escravidão, que se acreditava banida com a emergência da sociedade moderna”.

Um exemplo da dinâmica como essa prática odiosa transcorre é relatado em artigo com os principais resultados de pesquisa sobre o trabalho escravo contemporâneo realizada em Açailândia, no Maranhão, a partir das narrativas de trabalhadores resgatados nessa condição.

Outra questão de extrema relevância abordada no dossiê é a análise das discussões que levaram à ratificação pelo Brasil, em 2018, da Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho, que trata do estabelecimento de condições dignas de trabalho para empregados domésticos, categoria que reúne mais de 7 milhões de trabalhadores no país.

Dois artigos tratam de impactos socioeconômicos de obras de infraestrutura e de distorções de cadeia produtiva. O primeiro caso é discutido em estudo sobre a adequação de moradores de uma praia no litoral do Pará à construção de uma rodovia no local. Outro artigo trata da manutenção de injustiças na cadeia de produção da castanha do Pará em quilombos na região de Alto Trombetas (PA).

Literatura e sociedade

Os ensaios sobre Bosi examinam especialmente aspectos de seu trabalho como crítico literário, articulados com preocupações sociais e políticas que sempre estiveram presente em sua trajetória. Não poderia ser diferente a composição de um dossiê sobre “um destacado humanista, [que] denunciou a violência e o uso abusivo do poder para buscar saídas que reconciliassem o conflito, próprio das relações humanas, com a solidariedade inerente à vida dos homens e mulheres comuns”, nas palavras de Adorno.

Ele destaca três conceitos presentes em trabalhos de Bosi discutidos no dossiê: resistência, ideologia e dialética. O primeiro é enfocado a partir de análise do poema “A Máquina do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, e das reflexões de Bosi desde os anos 70, quando escreveu o ensaio “Poesia e Resistência”.

A questão é retomada em trabalho que articula literatura e cinema, valendo-se de filmes de Roberto Rosselini e Pier Paolo Pasolini, e está também em ensaio sobre o candomblé presente tanto no romance “Tenda dos Milagres”, de Jorge Amado, quanto na adaptação cinematográfica da obra por Nelson Pereira dos Santos.

Traços da personalidade de Bosi e de sua paixão pela poesia são lembrados em texto que comenta seu livro “O Ser e o Tempo da Poesia”. Há também a identificação de uma abordagem psicanalítica do crítico em sua análise de “Memorial de Aires”, de Machado de Assis.

As reflexões de Bosi e de outros críticos subsidiam trabalho sobre a posição crítica de Graciliano Ramos em relação ao chamado Romance de 30, conjunto de obras literárias produzido na segunda faze do Modernismo, entre 1930 e 1945.

O sentido e o funcionamento do conceito de dialética expresso por Bosi no livro “Dialética da Colonização” são discutidos em denso artigo que articula vários aspectos, como a recepção da obra pelo crítico Roberto Schwartz e “certa afinidade de interesses e procedimentos” com a espectropoética, abordagem filosófica e crítica desenvolvida por Jacques Derrida.

Outros ensaios tratam de trabalhos de Bosi sobre o conto como forma literária e sobre o posicionamento do poeta, enquanto intelectual, perante a guerra, tendo como referência o poema “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade, e “España, Aparta de Mí esse Cáliz”, de César Vallejo.

Resenhas

A edição traz ainda resenhas de cinco livros: “Dar Corpo ao Impossível: O Sentido da Dialética a partir de Theodor Adorno” (Autêntica, 2019), de Vladimir Safatle; “Aspectos do Novo Radicalismo de Direita” (Editora Unesp, 2020), de Theodor Adorno; “Teatro Legislativo” (Editora 34, 2020), de Augusto Boal; “Imaginação como Presença: O Corpo e seus Afetos na Experiência Literária”, (Editora UFPR, 2020), de Lígia Gonçalves Diniz; e “Conversa Comigo” (Penalux, 2019), de Ricardo Ramos Filho.

Os exemplares impressos da edição 108 de "Estudos Avançados" estarão disponíveis em breve, ao preço de R$ 40,00. Os interessados em reservar um exemplar ou fazer uma assinatura anual da revista (três edições por R$ 100,00) devem enviar mensagem para estavan@usp.br.


Sumário

Trabalho e Exclusão

  • Nas Teias da Escravidão: As Percepções de Trabalhadores Resgatados de Situações de Trabalho Escravo no Maranhão - Luciano Rodrigues Costa, Alessandra Gomes Mendes Tostes, Ana Pereira dos Santos e Bráulio Figueiredo Alves da Silva
  • Memórias da Construção da Rodovia PA-458 de Bragança para Ajuruteua, Nordeste do Pará, Costa Amazônica Brasileira - Zenúbia Oliveira Silva, Francisco Pereira de Oliveira e César Martins de Souza
  • Castanhais & Quilombos do Alto Trombetas (PA): Uma Proposta de Justiça Socioambiental - Felipe Souto Alves e Patrícia Chaves de Oliveira
  • A Convenção Nº189 da OIT: Notas sobre o Processo de Ratificação no Brasil - Thays Monticelli e Alexandre Barbosa Fraga
  • Política Agrícola para o Agronegócio: Uso de Recursos Públicos em Benefício Indireto de Multinacionais Estrangeiras - Graciella Corcioli e Gabriel da Silva Medina
  • Indígenas do Deserto: Beduínos do Negev. Congresso em Beer Sheva, 2000: O Futuro dos Povos Indígenas - Betty Mindlin

Alfredo Bosi

  • Pacto Fáustico e Resistência no Poema “A Máquina do Mundo” - Marcus Vinicius Mazzari
  • Alfredo Bosi: Duas Aproximações - Alcides Villaça
  • Traços da Psicanálise “em Duas Figuras Machadianas” - Cleusa Rios P. Passos
  • Tempos de Insônia – Graciliano Ramos e as Inflexões do Romance em 30 - Erwin Torralbo Gimenez
  • Poesia e Guerra: Ação e Melancolia em Vallejo e Drummond - Pedro Meira Monteiro
  • Diferentes Formas da Poesia Resistência - Fernando Baião Viotti
  • Dialéticas e Políticas Alteritárias na "Dialética da Colonização" - Ravel Giordano Paz
  • Alfredo Bosi e as Formas Breves - Diego A. Molina
  • Cristianismo Libertário e Redenção em Roberto Rossellini e Pier Paolo Pasolini - Paulo Roberto Ramos
  • Aganju, Xangô, Alapalá. Racismo religioso, Resistência e Justiça em "Tenda dos Milagres" (o Romance e o Filme) - Soleni Biscouto Fressato
  • Cinema de Mulheres como Resistência à Ditadura a partir de uma Fonte de Pesquisa - Ana Maria Veiga

Resenhas

  • Dialética e Ação Política: Sobre o "Dar Corpo ao Impossível" de Vladimir Safatle - Ronaldo Tadeu de Souza
  • Adorno, o Fascismo e as Aporias da Razão - Fabio Mascaro Querido
  • O Que Torna o Governo Representativo Democrático? - Gustavo Hessmann Dalaqua
  • Reflexões a partir de Aspectos Heideggerianos do Ensaio de Lígia Gonçalves Diniz - Rafael Fava Belúzio
  • A Compreensão Feita de Diálogos e Silêncios - Ieda Lebensztayn

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP