The Lancet apresenta relatório inédito sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde humana
Relatório Lancet Countdown relaciona o impacto das mudanças climáticas na saúde humana |
Um relatório inédito da revista médica The Lancet com estudos sobre a relação entre mudanças climáticas e saúde humana será lançado simultaneamente em diversos países do mundo no dia 31 de outubro. A Faculdade de Medicina (FM) da USP sediará a atividade no Brasil, num encontro realizado em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), às 9h, no Teatro do edifício principal. Inscrições aqui.
O Lancet Countdown de 2017 é resultado do trabalho de 24 instituições acadêmicas de ponta e agências governamentais de todos os continentes. Elas avaliaram, de forma sistemática, os impactos na saúde humana das mudanças no clima e as implicações para os sistemas de saúde e para as negociações do Acordo do Clima de Paris.
Na Faculdade de Medicina, o relatório será apresentado em inglês por uma de suas autoras, a sueca Sonja Ayeb-Karlsson, da United Nations University, pesquisadora das áreas de mudanças climáticas e vulnerabilidade social. Após a fala de Sonja, Paulo Saldiva, professor da FM e diretor do IEA-USP, falará sobre o estudo na perspectiva brasileira.
“Ao apresentar as consequências de médio e longo prazo para o sistema de saúde, podemos pensar as formas de mitigação do problema e como devemos nos preparar”, explica Saldiva, que pesquisa a poluição do ar há mais de 30 anos.
A produção do relatório teve a participação de pesquisadores do clima, ecologistas, economistas, especialistas em energia, sistemas de alimentação e transporte, geógrafos, matemáticos, cientistas sociais e políticos, profissionais de saúde pública e médicos. São relatados indicadores anuais sobre os impactos das mudanças climáticas, exposições e vulnerabilidade; planejamento de adaptação e resiliência para a saúde; ações de mitigação e cobenefícios da saúde; economia e finanças; e envolvimento público e político.
O Lancet Countdown de 2017 é um desdobramento dos trabalhos da Comissão Lancet 2015, que concluiu que a mudança climática antropogênica ameaça minar os últimos 50 anos de ganhos na saúde pública e que, ao mesmo tempo, uma resposta efetiva às mudanças climáticas poderia ser “a maior oportunidade de saúde global do século 21”.
The Lancet
The Lancet é uma revista científica sobre medicina, sendo uma das mais antigas e renomadas do mundo no segmento. Publicada semanalmente no Reino Unido, teve importante papel nas reformas de saúde britânica desde sua fundação em 1823. Dentre as revistas médicas, o Journal Citation Reports a classifica em segundo lugar, atrás do The New England Jounal of Medicine.
Programação
8h30 – 9h: Café de boas-vindas
9h – 9h10: Abertura pelo diretor da Faculdade de Medicina, prof. José Otávio Costa Auler Júnior
9h10 – 9h30: Apresentação do Lancet Coutdown Program, por Sonja Ayeb-Karlsson
9h30 – 9h50: Perguntas do público
9h50 – 10h20: "Mudanças climáticas e saúde humana no Brasil”, prof. Paulo Hilário Nascimento Saldiva
10h20 – 10h30: Observações finais
10h30 – 11h: Perguntas do público
Lancet Countdown: Monitorando o Avanço na Saúde e nas Mudanças Climáticas
Evento gratuito, aberto ao público
Transmissão ao vivo pela web: www.iea.usp.br/aovivo
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP
Avenida Doutor Arnaldo, 455 - Pacaembu, São Paulo - SP, 01246-100, Brasil
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/lancet-countdown-2017