Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra inaugura atividades no dia 15 de abril com seminário sobre agricultura e mudanças climáticas

Cátedra inaugura atividades no dia 15 de abril com seminário sobre agricultura e mudanças climáticas

por Mauro Bellesa - publicado 31/03/2025 15:45 - última modificação 01/04/2025 09:17

Primeiro seminário do ciclo "Ressignificando o Progresso: Reflexões a Partir das Mudanças Climáticas" será realizado no dia 15 de abril, às 13h30.

Agricultura - BrasilO seminário "Agricultura e Clima", primeiro do ciclo "Ressignificando o Progresso, Reflexões a partir das Mudanças Climáticas", abre no dia 15 de abril, às 13h30, a programação de atividades públicas da Cátedra Clima & Sustentabilidade, parceria da Reitoria da USP com o IEA. O encontro abordará temas relacionados aos desafios das mudanças climáticas para a agricultura brasileira e como a agricultura pode ser parte da solução para adaptação às mudanças climáticas e mitigação de seus efeitos.

O seminário será realizado na Sala Alfredo Bosi, na sede do IEA (rua da Praça do Relógio, 109, térreo, São Paulo), com transmissão ao vivo no canal do Instituto no YouTube. Para participar é necessário realizar inscrição prévia online.

Os responsáveis pela cátedra ressaltam que o setor agrícola é um dos principais emissores de gases de efeito estufa (GEE) entre os setores econômicos, mas também é uma das atividades humanas mais vulneráveis ​​aos efeitos das mudanças climáticas globais, especialmente em países tropicais. Por outro lado, a adoção de práticas de manejo regenerativo e estratégias de uso sustentável da terra pode não apenas aumentar o sequestro de carbono, mas também reduzir significativamente as emissões de GEE, aspectos fundamentais para o Brasil, um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos, rações, fibras e biocombustíveis.

Painéis

O primeiro dos dois painéis do seminário será "Os Desafios das Mudanças Climáticas na Agricultura Brasileira". As exposições serão de Carlos Eduardo Cerri, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e diretor do Centro de Estudos de Carbono na Agricultura Tropical (Ccarbon), também da USP, que falará sobre as mudanças climáticas, os acordos internacionais em função delas e os impactos na agricultura brasileira, e Stoécio Malta Ferreira Maia, professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que apresentará o perfil das emissões de gases de efeito estufa e os compromissos da agropecuária brasileira. A moderação estará a cargo de Heitor Cantarella, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

"Agricultura como Parte da Solução para as Mudanças Climáticas" é o tema do segundo painel, que terá três expositores: Maurício Roberto Cherubin, professor da Esalq-USP e integrante do Ccarbon-USP, que tratará da agricultura regenerativa como estratégia de mitigação e adaptação às mudanças climáticas; Leidivan Almeida Frazão, professor da UFMG, cujo fala será sobre sistemas integrados como alternativa para o aumento do sequestro de carbono e redução das emissões de gases efeito estufa; e Pedro Henrique Santin Brancalion, professor da Esalq-USP e integrante do Ccarbon-USP, que abordará as oportunidades do Brasil ao utilizar a restauração florestal como solução baseada na natureza. O moderador será Tiago Osorio Ferreira, professor da Esalq-USP e integrante do Ccarbon-USP.

Foto: Wenderson Araujo/CNA Brasil