Sistemas de ensino e desafios atuais da educação básica no Brasil são temas da Escola de Inverno 2024 da Cátedra Alfredo Bosi
A terceira edição da Escola de Inverno da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, realizada entre 22 e 26 de julho, promoveu nove minicursos remotos sobre temas como alfabetização nas redes públicas de ensino, inteligência artificial nas escolas, projetos pedagógicos, mundo do trabalho, convivência e diversidade no espaço escolar. Desde 2022, o evento reúne gestores, professores e outros especialistas da educação básica para refletir as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas brasileiras. O público acompanhou ao vivo as exposições, que foram transmitidas pelo canal da Cátedra no YouTube. As gravações das aulas estão disponíveis na plataforma.
Bernardete Gatti, titular da Cátedra e decana da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, afirma que a Escola oferece uma programação integrada, “com muitas temáticas instigantes para quem está na linha de frente da educação”. Os minicursos são voltados para os membros do corpo administrativo e docente das redes pública e privada, que podem tanto absorver conhecimentos por meio dos expositores, como trocar experiências entre si nos comentários das transmissões. Na semana do evento, mais de 4 mil espectadores acompanharam as atividades.
Em 2024, a Escola de Inverno foi organizada pelo docente José Fernandes Lima, em colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), instituições que reúnem secretários, dirigentes e conselheiros educacionais de todo o país.
Ao abrir a programação da Escola de Inverno, Raquel Teixeira, secretária de Educação do Rio Grande do Sul, ressaltou a proximidade entre os ensinos básico e superior como um caminho para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.
Para assistir às gravações dos minicursos, acesse os links abaixo
-
Minicurso 1: Educação Básica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
-
Minicurso 3: Possibilidades para a Alfabetização nas Redes Públicas de Ensino
-
Minicurso 4: Inovações Necessárias para o Planejamento dos Testes das Avaliações da Educação Básica
-
Minicurso 5: Projeto Pedagógico da Escola e da Rede de Ensino: Qual o Sentido?
-
Minicurso 6: Convivência no Espaço Escolar: Aspectos Socioemocionais