|
Terras-raras: elementos químicos estratégicos |
A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, com apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), realiza no dia 29 de junho, das 9h às 18h, o workshop Terras-Raras: Cenário Brasileiro, Pesquisa Básica e Oportunidades. O evento integra a série Strategic Workshops da PRP e será realizado na Agência USP de Inovação, que fica na avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, próximo à Cidade Universitária, São Paulo.
Contexto
O Brasil ocupa uma posição de destaque em relação às terras-raras, elementos químicos com aplicações diversificadas em áreas estratégicas como saúde, energia, meio ambiente e telecomunicações. Isso se deve ao fato de o país possuir grandes reservas de terras-raras e por já ter dominado os processos para sua extração, purificação e separação.
O país também conta com reconhecimento internacional na formação de recursos humanos altamente qualificados na área, apresentando uma das maiores produções científicas sobre o tema.
No entanto, o mercado mundial é dominado pela China— detentora das maiores reservas mundiais —, que constantemente restringe as exportações. Essa situação levou a comunidade científica, a iniciativa privada e o governo brasileiro a discutir a retomada da produção de terras-raras no país.
Dado esse panorama nacional e internacional, torna-se necessário um amplo debate a respeito da pesquisa e produção das terras-raras no Brasil. O objetivo do workshop organizado pela PRP é contribuir com essa discussão.
De acordo com os organizadores, o evento tratará do cenário brasileiro, do estado da arte e dos novos desafios para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no campo das terras-raras.
O workshop é organizado por Rogéria Rocha Gonçalves, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP; Sidney José Lima Ribeiro, do Instituto de Química da Unesp; e Hamilton Varela, da PRP-USP. Rogéria e Ribeiro também são os coordenadores do evento.