Um debate sobre a influência da IA na vida econômica e social e sobre como controlá-la
Será no próximo dia 21 de junho e refletirá sobre as ideias expostas no dossiê ”Inteligência Artificial na Pesquisa Científica” da edição atual da Revista USP
Por Luiz Roberto Serrano, da SCS-USP
“Os embates tecnológicos e científicos ocorrem em meio ao esforço para integrar cada vez mais a IA na vida econômica e social, o que suscita dúvidas e medo sobre o grau de controle que a humanidade pode e quer ter sobre as novas tecnologias…”
“A IA é a mais poderosa tecnologia que a humanidade criou. É importante demais para que apenas poucas e gigantescas corporações tenham controle praticamente total sobre suas características e recursos. No mundo todo, o poder público tem a obrigação de colocar limites e salvaguardas para o uso, a pesquisa e o desenvolvimento da IA. Para manter a sociedade protegida e não apenas correr atrás do fato consumado.”
Os parágrafos acima são trechos da apresentação do dossiê "Inteligência Artificial na Pesquisa Científica", escrita por seu organizador, Glauco Arbix, professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e membro do Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, publicado na edição 141, da Revista USP.
Pela relevância do tema, presente nas discussões dos meios científicos em todo o mundo, e para ampliar o debate em torno dele, a Superintendência de Comunicação Social da USP promove, em parceria com o IEA e o projeto Understanding Artificial Intelligence (UAI) do Instituto, o seminário "IA e a Ciência", que será realizado no IEA no dia 21 de junho, a partir das 9h.
Segundo Glauco Arbix, ainda no texto de apresentação, a “promessa de ganhos de produtividade e de eficiência, que acompanha a IA, contrasta com resultados adversos, algumas vezes inesperados, no mercado de trabalho, nas desigualdades sociais, na democracia. Dilemas éticos e morais surgem a cada experimento e justificam a busca de um marco regulatório capaz de colocar limites sem asfixiar a criatividade e a inovação”. O foco do seminário será, justamente, como construir o marco regulatório sobre o uso da IA.
Confira a programação do evento:
Abertura
Eugênio Bucci – superintendente de Comunicação Social e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Apresentação da publicação e condução dos debates
Glauco Arbix – professor titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e membro do IEA.
Debatedores
André Ponce de Leon – professor titular e diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, Campus São Carlos;
Anna Helena Reali Costa – professora titular da Escola Politécnica da USP;
Fabio Cozman – professor titular do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP.