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A USP celebra 80 anos de fundação

por Mauro Bellesa - publicado 08/01/2014 09:00 - última modificação 27/09/2015 10:13

Universidade comemora no dia 25 de janeiro os 80 anos de sua criação, data que também marca a posse do novo reitor Marco Antonio Zago.
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Salles de Oliveira, campus principal
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Os paulistas comemoraram no dia 25 de janeiro dois fatos que ao longo do tempo marcariam a história e o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do país: os 460 anos de fundação da cidade de São Paulo e os 80 anos de criação da Universidade de São Paulo.

Para a comunidade uspiana, a data teve um significado adicional, pois marcou a posse dos professores Marco Antonio Zago como novo reitor e Vahan Agopyan como novo vice-reitor.

Na cerimônia de posse, o novo reitor assinou portaria que criou a Comissão Coordenadora das Comemorações dos 80 anos da USP, sob a presidência do ex-reitor José Goldemberg e com a participação do ex-reitor Jacques Marcovitch; do professor Alfredo Bosi, ex-diretor do IEA e editor da revista "Estudos Avançados"; do professor Erney Plessmann de Camargo, ex-pró-reitor de Pesquisa; e de Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado. O Conselho Universitário deverá escolher mais dois membros da comissão, que por sua vez indicará os componentes da Comissão Executiva das comemorações .

A importância da USP para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do país é inconteste, mas sua influência na vida nacional estende-se por diversas outras áreas, especialmente naquelas relacionadas com a formulação de políticas públicas, como ressalta o cientista político José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia, no artigo "O Olhar das Ciências Sociais da USP".

Toda celebração como a que ocorreu no dia 25 de janeiro é uma oportunidade para relembrar as inúmeras realizações de uma instituição como a USP. Mas é também um momento de reflexão sobre o presente e de prospecção sobre o futuro desejado. O IEA, que sempre dedicou parte do seu esforço crítico à análise do papel da USP no âmbito acadêmico e da relação desta com a sociedade, tem organizado discussões fundamentais sobre os novos rumos a serem trilhados pela Universidade. Os vídeos relacionados a seguir referem-se a três encontros com esse objetivo.

 

Outros exemplos da constante colaboração do IEA na discussão e elaboração de propostas para o futuro da USP são as participações de seus integrantes (pesquisadores e conselheiros) em fóruns e publicações organizados por outros setores da Universidade. Esse é o caso do artigo de Luiz Roberto Giorgetti de Britto, ex-vice-diretor do Instituto, com o título "A Universidade do Futuro", e o de Guilherme Ary Plonski, conselheiro do IEA, em parceria com Celso da Costa Carrer, sobre "A Inovação Tecnológica e a Educação para o Empreendedorismo", publicados no livro "USP 2034 — Planejando o Futuro" (Edusp, 2009), produzido pela Comissão de Planejamento da Universidade, com organização de Suely Vilela e Franco Maria Lajolo, na ocasião, reitora e vice-reitor da USP, respectivamente.

 


 

O Olhar das Ciências Sociais da USP*

José Álvaro Moisés**

As Ciências Sociais da USP nasceram entre os anos 30 e 40 do século passado sob a extraordinária influência da missão francesa que auxiliou a fundação da universidade. Roger Bastide, Claude Lévi-Straus e outros ajudaram a estabelecer os padrões de rigor científico que marcariam o desenvolvimento da área nas décadas seguintes. Mas a tarefa realmente inovadora foi da chamada “escola paulista de sociologia” sob a liderança de Florestan Fernandes e de seus assistentes diretos, como Fernando Henrique Cardoso, Otávio Ianni e Maria Sylvia de Carvalho Franco. Ao voltar-se para a compreensão do papel dos sujeitos sociais mais marginalizados dos grandes processos sociais brasileiros, como os descendentes de escravos e os trabalhadores rurais e urbanos, o grupo rompeu com o ensaísmo sobre a formação da sociedade brasileira que prevalecera até os anos 30 do século passado - marcado profundamente pela análise das dificuldades de emergência da identidade nacional brasileira –, e assumiu um caráter científico extremamente inovador e, em alguns aspectos, revolucionário. Essa tradição abriu uma nova forma de a própria sociedade brasileira se ver e se compreender, e essa influência - que se generalizou - se faz sentir até hoje.

É notório que o desenvolvimento das Ciências Sociais na USP não se deve apenas aos estudos de sociologia, tendo sido impulsionado também pela antropologia, história e os estudos de política. Mas a vertente inaugurada por Florestan e seu grupo a partir dos anos 50, assim como a que se constituiu sob a liderança de Antonio Candido de Mello Souza, trouxe para o centro da análise da modernização da sociedade brasileira e da emergência do capitalismo dependente o papel das inter-relações entre as classes sociais, o Estado e os direitos de cidadania. Estavam dados aí os fundamentos da crítica que os expoentes da “escola paulista de sociologia” fariam a seus colegas do ISEB, cujas relações com o Estado, os centros de poder e suas ideologias eram vistas como comprometendo a autonomia e a independência intelectuais necessárias à compreensão das singularidades e dos desafios do país.

Os estudos pioneiros de Florestan e seus associados sobre a integração do negro na sociedade de classes, o papel da escravidão na formação da sociedade e do capitalismo dependente foram seguidos depois pelas análises sobre os empresários industriais, os trabalhadores urbanos e rurais e a emergência do populismo com Leôncio Martins Rodrigues, Francisco Weffort e José de Souza Martins, entre outros. Também tiveram enorme importância, embora ligados a outro grupo, os estudos de Maria Isaura Pereira de Queiroz sobre o campesinato, o messianismo, o mandonismo local e os seus impactos na sociedade e na política contemporâneas. Anos mais tarde, Eunice Ribeiro Durhan e Ruth Cardoso dariam a sua contribuição sobre os movimentos migratórios internos e externos.

Mas a influência da tradição aberta nos anos 50 não se limitou às pesquisas sociológicas que, de certa forma, fundaram a percepção da emergência de uma ordem social competitiva no país. Como lembrou Fernando Henrique recentemente, o sentido da missão acadêmica era definido pelo desejo de “transpor as dificuldades que impediam o surgimento de formas e graus de desenvolvimento econômico, social e cultural que permitissem superar a pobreza e a miséria e nos dessem um destino de grandeza”. Isso explica que as análises logo tenham enveredado também pela seara da política; os estudos sobre o populismo, os movimentos sociais e os partidos políticos adquiriram grande relevância na produção dos cientistas sociais da USP entre os anos 60 e 80. O foco agora estava posto nas contradições provocadas pela formação de uma sociedade de massas, cuja expansão de direitos de cidadania foi dada, em grande parte, por iniciativas definidas “de cima para baixo”. A absorção dos conflitos sociais nas estruturas do Estado foi vista como causa importante das tendências corporativistas que ainda prevalecem na sociedade brasileira.

Em anos recentes, contudo, a “paixão por entender a realidade” (como disse FHC) fez com que o diagnóstico dos desafios anteriores fosse associado com o insuficiente desenvolvimento democrático da sociedade brasileira. Por causa da experiência autoritária, vários estudos de transição para a democracia feitos na USP chamaram a atenção principalmente para dois aspectos. Primeiro, para a distinção entre o autoritarismo vigente e as ditaduras totalitárias: entre nós, não houve fascismo e perdurou uma espécie de semi-competição política cuja dinâmica ajudou muito a articular a luta pela democracia; depois, para a emergência da sociedade civil e o seu impacto na formação de novos partidos políticos: não foi por acaso que dois dos mais importantes partidos brasileiros, o PT e o PSDB, nasceram em São Paulo.

O foco agora era a nova democracia e a sua capacidade de articular a liberdade com a igualdade. Sob as condições de governabilidade criadas pela Constituição de 1988, o Brasil superou os impasses estruturais de muitas décadas, redefiniu os rumos de sua economia e adotou políticas sociais inovadoras, mas o funcionamento da sua democracia está em questão, em especial, o sistema de representação política, o controle da corrupção e o funcionamento do presidencialismo de coalizão. Por isso, não demorou que novos estudos se conectassem com a abordagem que busca avaliar a qualidade da democracia.

Uma última observação se faz necessária neste balanço. Mais de um crítico disse que o projeto originário de criação da USP foi uma resposta das elites paulistas à perda de sua hegemonia em 30 e 32 do século passado e que a formação de quadros políticos pela nova universidade seria o caminho antevisto para a retomada do papel político de São Paulo. Presente ou não no pensamento dos criadores da universidade, a perspectiva era exagerada. Mas é impossível avaliar a contribuição das Ciências Sociais da USP ao país sem lembrar que a experiência formou o contexto em que algumas de suas principais lideranças ocuparam, em anos recentes, a presidência da República, cadeiras no parlamento e alguns dos mais importantes ministérios e secretarias nacionais. Ou seja, a crença originária nas possibilidades de “aplicar” diretamente o conhecimento científico na formulação e implementação de políticas públicas se realizou, de algum modo, e não se pode dizer que isso não tenha tido êxito; em realidade, ajudou a mudar o país.

* Versão reduzida deste artigo foi publicada sob o título "A Contribuição Singular das Ciências Sociais" no caderno especial "USP 80 Anos" de "O Estado de S.Paulo" de 24 de janeiro de 2014 (leia outros artigos e entrevistas do caderno em http://topicos.estadao.com.br/usp).

** José Álvaro Moisés é professor titular de ciência política da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH),  diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, membro do Comitê Executivo do Conselho Internacional de Ciências Sociais da Unesco e coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA.

Foto: Hamilton Furtado