Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Virgílio Almeida será titular da Cátedra Oscar Sala por mais um ano

Virgílio Almeida será titular da Cátedra Oscar Sala por mais um ano

por Matheus Nistal - publicado 02/05/2023 13:10 - última modificação 05/05/2023 09:24

O catedrático pesquisa as interações entre seres humanos e máquinas

Virgílio AlmeidaA Cátedra Oscar Sala prorrogou a titularidade de Virgílio Almeida até abril de 2024. Após reconhecido trabalho no último ano, o comitê de governança decidiu manter o cientista da computação na posição pelos méritos alcançados e atualidade dos assuntos que aborda.

Seu projeto intitulado Interações Humano-Algoritmo tem como objetivo pesquisar a interação entre humanos e as máquinas. A pesquisa é motivada pela crescente importância dos algoritmos complexos nas atividades dos cidadãos. Compreender seu impacto social, seja positivo ou negativo, é um dos principais desafios da pesquisa.

Para Eugênio Bucci, professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e coordenador acadêmico da Cátedra, o trabalho intelectual de Virgilio Almeida é excelente e, “combinado com a premência da questão que ele vem pesquisando e pensando, justifica e até mesmo exige essa recondução”.

Luiz Fernando Martins Castro, coordenador adjunto, concorda com Bucci e acrescenta que Virgílio tem “atuado com êxito na internacionalização da Cátedra, promovendo eventos com palestrantes internacionais”.

Segundo Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA, a internacionalização da Cátedra é essencial para “inserir a USP na fronteira dos debates sobre questões críticas para uma convivência melhor entre humanos e nossas criações tecnológicas contemporâneas”. O diretor também ressaltou que é um privilégio para o Instituto e os parceiros Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) poder contar com a titularidade de Virgílio por mais um exercício.

Criada em 2021 a partir de parceria da USP com o CGI.br, a Cátedra é operada pelo IEA e NIC.br e tem o objetivo de ampliar o horizonte das tecnologias digitais, a inovação e o direito fundamental de acesso à informação e à comunicação. A Cátedra teve como primeira titular a pesquisadora Lucia Santaella, da PUC-SP.