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Cátedras debatem reformulação do Enade e diretrizes para estágios de licenciaturas

por Letícia Campos Graciani - publicado 20/09/2024 11:50 - última modificação 20/09/2024 13:50

O encontro promoveu um ambiente de diálogo entre pesquisadores, gestores educacionais e representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando contribuir com ideias que possam influenciar diretamente as políticas públicas de avaliação educacional no Brasil.

Roseli de Deus Lopes, Marcos Meira, Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo, Bernardete Gatti e Maria Helena Guimaraes de Castro
Participantes do workshop (a partir da esq.): Roseli de Deus Lopes, Marcos Neira, Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo, Bernardete Gatti e Maria Helena Guimaraes de Castro

No dia 29 de agosto, foi realizado, na sede do IEA, o workshop “O Novo Modelo Nacional de Avaliação das Licenciaturas Enade”. Promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica em parceria com a Cátedra Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional do Polo Ribeirão Preto do IEA, o encontro reuniu especialistas e professores para debater as propostas de reformulação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as diretrizes que regulamentam os estágios voltados às licenciaturas.

O encontro, restrito a convidados, promoveu um ambiente de diálogo entre pesquisadores, gestores educacionais e representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando contribuir com ideias que possam influenciar diretamente as políticas públicas de avaliação educacional no Brasil.

O objetivo principal foi discutir as diretrizes e possíveis mudanças no modelo de avaliação das licenciaturas, com ênfase na organização dos estágios obrigatórios. Durante o evento, foram apresentados sugestões e ajustes para aprimorar alguns processos, com o intuito de alinhar o processo avaliativo às demandas educacionais contemporâneas. Essas medidas impactarão positivamente o futuro da formação de professores e da qualidade do ensino superior, segundo os participantes.

A iniciativa reflete o compromisso das duas cátedras em fomentar debates relevantes para o avanço da educação brasileira, especialmente no que tange à formação de professores e à qualidade da educação básica no país, afirmaram.