Cátedras debatem reformulação do Enade e diretrizes para estágios de licenciaturas
No dia 29 de agosto, foi realizado, na sede do IEA, o workshop “O Novo Modelo Nacional de Avaliação das Licenciaturas Enade”. Promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica em parceria com a Cátedra Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional do Polo Ribeirão Preto do IEA, o encontro reuniu especialistas e professores para debater as propostas de reformulação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as diretrizes que regulamentam os estágios voltados às licenciaturas.
O encontro, restrito a convidados, promoveu um ambiente de diálogo entre pesquisadores, gestores educacionais e representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando contribuir com ideias que possam influenciar diretamente as políticas públicas de avaliação educacional no Brasil.
O objetivo principal foi discutir as diretrizes e possíveis mudanças no modelo de avaliação das licenciaturas, com ênfase na organização dos estágios obrigatórios. Durante o evento, foram apresentados sugestões e ajustes para aprimorar alguns processos, com o intuito de alinhar o processo avaliativo às demandas educacionais contemporâneas. Essas medidas impactarão positivamente o futuro da formação de professores e da qualidade do ensino superior, segundo os participantes.
A iniciativa reflete o compromisso das duas cátedras em fomentar debates relevantes para o avanço da educação brasileira, especialmente no que tange à formação de professores e à qualidade da educação básica no país, afirmaram.