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Conheça os membros da Cátedra de Educação Básica
Catedrática
![Bernadete Angelina Gatti Bernadete Angelina Gatti](http://www.iea.usp.br/midiateca/foto/eventos-2017/magisterio-na-educacao-basica-publica-qual-o-perfil-quais-as-condicoes-de-trabalho-21-de-agosto-de-2017/bernadete-angelina-gatti/@@images/9899e271-5b8b-4793-b23e-98c615d80653.jpeg)
Comissão Executiva
Ana Paula Tavares Magalhães
Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem pesquisa concentrada na área de História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Religiosidades, Migrações na História, História da Igreja Católica, História da Ordem Franciscana, História e Narrativas, História Econômica entre outras. Coordena o LABORA - Laboratório de Estudos e de Produção de Textos relacionados ao Pensamento e à Cultura na Idade Média. Coordena o INPAR - Grupo de Investigações sobre a Pluralidade e as Ambiguidades da Condição Humana, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Integra o Grupo Executivo da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP. É pesquisadora em associações de pesquisa, nacionais e internacionais, tais como a Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), a Sociedad Argentina de Estudios Medievales (SAEMED) e o Theory and History of Education International Research Group (THEIRG), baseado em Toronto, Canada. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da USP. Integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP. Ocupou, entre 2014 e 2018, o cargo de Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ocupou, entre 2018 e 2022, o cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica do Departamento de História da USP. Desde 2018, ocupa o cargo de Assessora de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP.
Carmen Pimentel Cintra do Prado
Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1976), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1979), doutor em ciências (Física) pela Universidade de São Paulo (1985), Pós-doutorado Brookhaven National Laboratory, NY, EUA (1991), livre docência pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no departamento de Física Geral. Tem experiência na área de Física teórica e computacional, com ênfase em Física Estatística, Sistemas complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: caos em sistemas dissipativos, fractais, criticalidade auto-organizada, dinâmica de terremotos, modelagem de sistemas complexos em biologia e sociologia. Como atividade complementar, coordenou, de 2014 a 2018, um projeto de implantação de metodologias ativas de ensino em disciplinas de física I e II do IFUSP, e IAG e, de março de 2016 até abril de 2022 da coordenação nacional do PPG Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física voltada à formação de professores de física do ensino fundamental e médio. Participa como co-criadora do projeto LIC-USP, de implantação de uma licenciatura interdisciplinar em ciências da natureza.
Francisco Cordão
Educador, sociólogo e filósofo, Francisco Aparecido Cordão, possui graduação em Filosofia e Pedagogia e pós-graduação em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Tem atuado como conselheiro, tanto nesses órgãos quanto no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação. É membro da Academia Paulista de Educação e representou o Brasil no MERCOSUL Educacional. Atuou durante mais de 30 anos no Senac de São Paulo, é conferencista e trabalha com sistemas, organizações e instituições como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil.
![Guilherme Ary Plonski - Perfil Guilherme Ary Plonski - Perfil](http://www.iea.usp.br/imagens/guilherme-ary-plonski-1/@@images/47c37b27-23b6-4101-a117-445df37e702a.jpeg)
José Fernandes de Lima
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1991). É Professor Emérito da Universidade Federal de Sergipe onde foi Chefe do Departamento de Física (1992-1994) e Reitor por dois períodos consecutivos (1996-2004). Foi Diretor de Programas da CAPES ( 2004-2006) e Secretário de Estado da Educação do Estado de Sergipe ( 2007-2010). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidiu aquele colegiado no período 2012-2014.
Lino de Macedo
É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre (1970), doutor (1973) e livre docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e docente aposentado (a partir de agosto de 2011) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde exercia o cargo de professor titular. É professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 70 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. Atualmente, é integrante do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará - Pensi.
Luís Carlos de Menezes
Atualmente, é o coordenador acadêmico da Cátedra. Professor sênior do Instituto de Física da USP, é membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo e consultor da UNESCO para propostas curriculares. Seus principais focos de trabalho estão relacionados a educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.
Luiz Roberto Alves
Possui graduação em Letras (Português, Lingüística e Oriental) pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1980) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1981). Foi professor da educação básica pública por 23 anos. Professor Livre-Docente na ECA-USP, campo de Cultura Brasileira. Pós-doutoramento apoiado pelo CNPq no Brasil. A partir de abril de 2023 o pesquisador é consultor UNESCO-SASE MEC e como tal elabora subsídios para as políticas educacionais e projetos de trabalho da Secretaria do MEC citada. Coordena pesquisa CNPq, linha Humanidades 2023-2025 sob o título: Cultura/Educação, Ciência e Ética na Práxis Intelectual do Segundo Momento Modernista. Trabalha com colegas do Instituto Federal de SP, da ECA USP e do Centro Paula Souza.
![Maria Eliza Mattosinho - Perfil Maria Eliza Mattosinho - Perfil](http://www.iea.usp.br/imagens/maria-eliza-mattosinho/@@images/6a1acb9c-073f-4716-86f3-75cff8b6b61d.png)
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, vinculada aos programas de pós-graduação em Educação (FEUSP) e em Mudança Social e Participação Política (EACH USP). Coordenadora do projeto de cultura e extensão Música Livre (EACH USP). Pesquisadora integrante da Cátedra Alfredo Bossi (CAB - IEA USP). Co-criadora do Projeto Licenciatura Interdisciplinar em Ciências (CAB-IEA USP). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Sociedade e Políticas Públicas - GEPESPP (EACH USP/ CNPq) e do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico - LEDEP (EACH USP/CNPq). Coordenadora geral do projeto de pesquisa Drama Humano na Sociedade do Espetáculo: reflexões sobre arte, educação e políticas públicas em tempos de pandemia. O projeto gerou a publicação do livro de mesmo nome, indicado ao Prêmio Jabuti , em 2022. Atua nas áreas da educação, didática, psicologia educacional e do desenvolvimento psicológico, formação de professores e metodologia do ensino.
![Naomar de Almeida Filho Naomar de Almeida Filho](http://www.iea.usp.br/imagens/joao_neto_MEC-Naomar-Monteiro-A-F-72.jpg)
A carreira do epidemiologista Naomar de Almeida Filho está quase tão ligada à educação quanto à medicina. Autor de centenas de trabalhos acadêmicos e uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico, no início dos anos 2000 ele assumiu a posição de gestor no ensino superior. Em 2002, tornou-se reitor da Universidade Federal da Bahia e, posteriormente, da do Sul da Bahia, a qual ajudou a implantar. Naomar tem passagem por diversas universidades do mundo, é Doctor of Science Honoris Causa na McGill University, no Canadá, e foi o primeiro titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México. No IEA, é professor visitante desde 2019.
Nílson José Machado
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Ingressou na USP como docente em 1972, no Instituto de Matemática e Estatística. A partir de 1984, transferiu-se para a Faculdade de Educação. É Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP (1981), Doutor em Filosofia da Educação pela USP (1989), Livre Docente em Epistemologia e Didática pela FEUSP (1994), sendo Professor Titular da FEUSP desde o ano 2000. Desde 2016, é PROFESSOR SENIOR da FEUSP. Já orientou mais de 6 dezenas de mestres ou doutores no Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Durante quatro mandatos, foi Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. No biênio 1993/94, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania. Participou, entre 1998 e 2002, da equipe que elaborou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e coordenou a equipe que elaborou o atual Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, em 2008-2009. Atualmente, é membro do Comitê Executivo da Cátedra de Educação Básica do IEAUSP/ITAÚ SOCIAL.
Roseli de Deus Lopes (Diretora - IEA)
Eleita vice-diretora do IEA para a gestão 2020-2024, Roseli de Deus Lopes é a primeira mulher na diretoria do IEA desde sua criação. Engenheira, ela é professora da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenadora geral da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que ajudou a conceber e viabilizar. A feira estimula a formação de jovens cientistas ao promover uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Integrante da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Roseli é coordenadora de programas da USP ligados à iniciação científica e tecnológica. Na Poli, é pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), onde coordena pesquisas em tecnologias com ênfase em aplicações para saúde, educação e inclusão. Ela já foi diretora do projeto Estação Ciência, da USP, e coordenadora acadêmica do programa “A USP e as Profissões”.
Pesquisadores(as) de Pós-Doutorado
Sônia Maria Ribeiro Jaconi
Pesquisadora Colaboradora IEA/USP. Doutora em Comunicação Social (UMESP, 2012). Mestre em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006). Especialista em português: língua e literatura (UMESP, 2003). Graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002). Fez estágio pós doutoral em Educação na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP. Envolvida com estudos sobre educação e conectividade, políticas públicas educacionais e desenvolvimento do território. Experiência na docência superior (graduação e pós-graduação) em cursos das áreas de Administração e de Comunicação Social (Comunicação Empresarial, Redação Organizacional, Comunicação, Cultura e Organização, Escrita de Roteiro Audiovisual e Supervisão de Estágio). Experiência na formação de professores da Educação Básica, principalmente no fortalecimento da aprendizagem a partir dos resultados das avaliações externas de larga escala (SAEB). Assessoria Educacional para dirigentes da educação. Autora do livro "Graciliano Ramos: o prefeito escritor" e organizadora de obras relacionadas aos campos da Comunicação, da Educação, da Cultura e das Organizações. Membro do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis do Ministério da Educação (MEC).
Estagiária em Comunicação
Letícia Campos Graciani
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Concluiu duas extensões na USP, uma voltada a capacitação de professores a produção de mídias para professores e outra voltada a pesquisa de estudo do meio e hortas educacionais, mapeamento o campus da USP. Possui 8 anos de experiência na área de educação, com destaque para sua atuação como educadora museal no Museu da Educação e do Brinquedo (MEB), onde elaborou mídias educativas e visitas monitoradas de diferentes escolas em São Paulo. Seus principais interesses acadêmicos são voltados para a formação de professores, desenvolvimento de currículos e coordenação escolar e comunicação de temas educacionais. Atualmente, estagia no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), atuando nas áreas de educação e comunicação, com foco na Cátedra de Educação Básica. Escreve sobre os eventos da Cátedra para o Blog e o site do IEA-USP. Participa de dois grupos de pesquisa: Currículo e a Escola das Infâncias, das Adolescências e da Juventude e Anos Finais do Ensino Fundamental, também pela Cátedra de Educação Básica.