Grupo de Estudos em Escrevivência
O Grupo de Estudos em Escrevivência é um projeto idealizado e iniciado durante a titularidade da Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setúbal de Artes, Cultura e Ciência, entre 2022 e 2023, tendo coordenação acadêmica de Martin Grossmann e coordenação executiva de Liliana Sousa e Silva.
Com a proposta de alargamento dos horizontes acadêmicos, na busca da troca de conhecimentos entre academia e expressões populares, o grupo se volta para as produções artísticas, sociais e culturais oriundas das populações negras, das classes populares e de pessoas excluídas da sociedade.
Composto por uma diversidade de integrantes, tanto em suas formações e experiências, quanto em suas áreas de pesquisa e momento na trajetória acadêmica, o grupo tem como objetivo aprofundar questões sobre as construções e variações da língua portuguesa (pensando o sujeito de dentro que fala de dentro), e através de estudos no campo da crítica literária e da história busca discutir como as autorias subalternizadas e racializadas contemporâneas, em especial a das mulheres negras, são vistas na literatura, bem como através de estudos no campo da psicologia se detém no estudo das subjetividades atravessadas pelo racismo.
Atuante desde setembro de 2022, o grupo já realizou cursos e eventos voltados para o público de dentro e de fora da universidade, e tem realizado encontros internos de estudos e discussão acerca do conceito Escrevivência e de como tem se dado sua apropriação, e da escrevivência como aporte teórico para compor e ler objetos de pesquisa em vários campos de conhecimento.
Eixos escreviventes
ESTUDOS SOBRE ESCREVIVÊNCIA
Trabalhar com o conceito de Escrevivência a partir de contextualizações históricas da autora. Analisar desde o primeiro uso do termo, como se tem dado essa apropriação, pensar a escrevivência como aporte teórico para compor e ler objetos de pesquisa em vários campos de conhecimento.
ESCREVIVÊNCIA E EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Como trabalhar o conceito de Escrevivência nas práticas em sala de aula do ensino fundamental ao ensino médio.
ESCREVIVÊNCIAS DA JUVENTUDE
Como os jovens produzem suas Escrevivências, o que leem, o que escrevem; avaliar as interferências nos diálogos, as conexões entre as produções, inclusive dos que já estão na mídia.