Atividades e pesquisas na titularidade de Conceição Evaristo
2022/2023
Posse de Conceição Evaristo - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
Cerimônia de posse de Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e apresentação do programa de sua titularidade, que tem por base o conceito de “escrevivência”, realizada no dia 05 de setembro de 2022. Com grande participação do público geral da USP, também teve participação, palavras e saudações de Martin Grossmann, Guilherme Ary Plonski, Eduardo Saron, Olavo Setubal, Néstor García Canclini, Sueli Carneiro e Maria Arminda do Nascimento Arruda.
Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença
A mesa Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença, foi a mesa inaugural da catedrática Conceição Evaristo, realizada no dia 27 de setembro de 2022 e contou com a participação de Conceição Evaristo, Fátima Lima, Fernanda Felisberto e Gabriel Nascimento, com moderação de Érica Peçanha. Buscou discutir como a Escrevivência pode se construir como um corpus literário em diferença na Literatura Brasileira e como o conceito tem servido de aporte teórico para estudos em outras áreas de conhecimento.
Escrevivência e Educação Literária
O curso Escrevivência e Educação Literária, direcionado a professores do ensino básico, foi realizado entre os dias 3 e 24 de outubro de 2022, teve como objetivo repensar o ensino/aprendizado da Literatura e da Língua Portuguesa em diálogo com as experiências literárias e linguísticas não canonizadas pelos espaços oficiais de veiculação da cultura letrada acadêmica, compreendendo que o processo de escrevivência como prática pedagógica proporciona ao público estudantil a experiência de se tornar sujeito autoral de sua própria história, uma vez que escrevendo sobre si próprio, sobre sua vida, se torna possível colocar-se além de si, como sujeito individual, mas também como sujeito coletivo em sua história coletiva e ancestral.
Ciclo de Palestras Forjando Palmares
O Ciclo de Palestras Forjando Palmares, realizado entre os dias 22 e 23 de novembro de 2022, buscou o dialogo e o debate, sobre as dimensões sociais e políticas do sujeito negro e as relações raciais no Brasil, entre pessoas de diversas áreas de atuação na academia e nos movimentos sociais e culturais brasileiros.
Rodas: Seminário Interno Escrevivências
Entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2023, foram realizadas seis rodas, com todas/os as/os pesquisadoras/es integrantes do grupo, com o objetivo de trocar experiências e partilhar as percepções e pesquisas em curso sobre Escrevivência realizadas na USP. Além de todos os bolsistas e da pesquisadora pós-doc Calila das Mercês, o evento contou com a presença da catedrática Conceição Evaristo, da assessora e mestra em relações étnico-raciais, Ludmilla Lis e dos coordenadores Martin Grossmann e Liliana Sousa e Silva.
Círculo-Escrevivência
Grupo de estudos e trocas envolvendo os bolsistas graduandos e mestrandos da Cátedra, sob a coordenação e supervisão da pesquisadora pós-doutoranda do IEA, professora Dra. Calila das Mercês. Os encontros acontecem presencialmente na Sala de Reunião dos Pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Escrevivência, literatura e relações étnico-raciais são alguns dos temas discutidos pelo grupo.
Além dos muros: Participação de Eventos Nacionais e Internacionais
No mês de dezembro, a pós-doutoranda Calila das Mercês esteve na Universidade de Harvard para apresentar comunicação com a temática Literatura e Escrevivência no Congresso Alari - Estudos Afro-Latino-Americanos. Há previsão de participação de bolsistas mestrandas/os e da pós-doutoranda em alguns eventos acadêmicos e culturais, como o Congresso Internacional Abralic em julho, para discutir a temática Literatura, Escrevivência e outras nuances.
Participação em eventos
Mulheres, Raça e Tecnologia - 2º Encontro Intercátedras do IEA/USP
O Evento “Mulheres, Raça e Tecnologia”, realizado pela Cátedra Oscar Sala e Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, estabeleceu um diálogo entre Conceição Evaristo, titular da cátedra Olavo Setúbal, e Ruha Benjamin, do Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Princeton (EUA), no dia 12 de julho de 2023. As duas escritoras estabeleceram um diálogo sobre diferentes formas de discriminação racial, de gênero e de classe, desde o racismo cotidiano até aqueles que estão presentes nas tecnologias emergentes.