Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Jaime Cortesão

Jaime Cortesão

por Marilda Gifalli - publicado 05/06/2013 10:40 - última modificação 22/11/2017 16:29

Firmado em 8 de maio de 1991 com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP), vinculada à Presidência do Conselho de Ministros de Portugal. Participaram da iniciativa, o Centro de Estudos Damião de Góis, criado em Lisboa pelo CNCDP e o Arquivo Nacional da Torre de Tombo. Voltada para o estudo e reflexão de relações culturais e históricas luso-brasileiras, o convênio teve sua duração estabelecida até 31 de dezembro do ano de 2000. A Cátedra Jaime Cortesão, órgão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, associa os Departamentos de História e de Letras Clássicas e Vernáculas, na pesquisa e divulgação da História de Portugal e do Mundo de Colonização e Língua Portuguesa foi reformulada em 1997, em Convênio com o Instituto Camões. Até 1998, esteve vinculada ao Instituto de Estudos Avançados da USP, passando, em 1999, para a FFLCH/USP. Suas amplas instalações, no Edifício "Eurípedes Simões de Paula" (Geografia e História), possui áreas de biblioteca, salas de reunião, gabinetes para visitantes, centro de informática e amplo jardim.

Site: cjc.fflch.usp.br

Realizações

Em 1993 a Cátedra prosseguiu as atividades preparatórias das Comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses, em convênio com a Comissão Nacional Portuguesa criada pelo governo português. Realizou, também, o Colóquio Portugal-Japão em comemoração aos 450 anos de amizade entre os dois povos. Evento realizado nos dias 29 e 30 de novembro.

Visita do Prof. Luís de Sousa de Macedo

11 de outubro de 1994

Luís de Sousa nasceu em Moçambique em 1973. É politólogo. Defendeu uma tese de doutoramento intitulada “Corruption: Assessing Ethical Standards in Political Life through Control Policies” perante um júri internacional e obteve o grau de Doutor (PhD) em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, Itália, no dia 12 de julho de 2002.

Linhas de Rumos da História do Poder do Antigo Regime - Séculos 16 e 18

Conferencista: Antonio Manuel Hespanha (Universidade Nova de Lisboa)

18 de abril de 1996

Crise do Antigo Regime e Revoluução Liberal em Portugal

Conferencista: José Tengarrinha (Univ. de Lisboa-Portugal)

9 de setembro de 1996

Local: Anfiteatro do Departamento de História - FFLCH