Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais
Grupo encerrado em fevereiro de 2019, dando origem à Cátedra de Educação Básica da USP
Texto de Mauro Bellesa
O ensino básico público precisa melhorar em muitos aspectos, mas o sistema educacional brasileiro não é um completo fracasso, como muitos avaliam, segundo Nílson José Machado, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP e coordenador do Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais.
Leia o projeto de pesquisa inicial
Entre as ações que julga primordiais para a melhoria do sistema, Machado defende: a elaboração de um projeto de Estado para a educação; a melhoria das condições de trabalho dos professores; aplicação dos recursos disponíveis em projetos relevantes e objetivos; a ênfase no ensino das ideias fundamentais de cada disciplina; e a formulação de estratégias para o reconhecimento das boas escolas e para que seu exemplo inspire outras instituições de ensino.
O objetivo do grupo foi produzir com parceiros internos e externos à Universidade, dos setores público e privado, documentos que inspirem e fundamentem ações para o atendimento a essas prioridades. O trabalho foi feito a partir da dedicação a três linhas de ação:
- organização de debates e diálogos sobre os reais problemas da educação brasileiras, com a participação de profissionais atuantes na área de educação em diferentes frentes, incluindo-se os diversos níveis de ensino, bem como os setores público e privado;
- mapeamento das boas escolas brasileiras, para identificação de características comuns apesar da diversidade de projetos institucionais, de forma a propor condições para que o número dessas escolas seja ampliado;
- mapeamento de pontuais portadoras de ideias inovadoras, tanto em termos de tecnologias utilizadas quanto em termos de metodologias ou gestão, com o objetivo de formular práticas para a disseminação dessas experiências.
Para concretizar essas metas, o grupo promoveu um ciclo de cinco seminários de agosto de 2017 a março de 2018. Ao final do ciclo, foi preparada uma síntese das discussões realizadas e das ações propostas a serem encaminhada às instâncias decisórias educacionais.
Os temas dos seminários em cada mês foram:
- Agosto/17 - Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho?
- Setembro/17 - Qualidade da Educação Básica Pública: O Que Realmente Significa Isso?
- Novembro/17 - Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral: Em Que Pé Estamos?
- Dezembro/17 - Documentos Oficiais (Currículos, Base Nacional, Planos): Eles Impelem ou Impedem as Ações Educacionais?
Leia o relatório final elaborado pelo grupo.