Justice in the XXI Century: A Perspective from Latin America
O consórcio Justice in the XXI Century: A Perspective from Latin America (JUSTLA) é uma iniciativa acadêmica de grande relevância no campo das humanidades. Financiado pelo programa HORIZON-MSCA (Marie Skłodowska-Curie Actions), o projeto envolve universidades europeias e latino-americanas com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e a cooperação internacional em torno de questões urgentes relacionadas à justiça, democracia e desigualdades globais, do qual o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória (GDPH) é parte integrante.
O JUSTLA parte do reconhecimento de que o paradigma liberal de justiça, dominante no século XX, enfrenta uma crise de legitimidade diante de desafios contemporâneos como o aumento das desigualdades econômicas, as mudanças climáticas, o fenômeno da pós-verdade, as lutas por reconhecimento de identidades culturais e as críticas decoloniais. Nesse contexto, busca-se repensar os paradigmas da justiça no século XXI a partir de uma abordagem crítica e interdisciplinar, considerando as especificidades históricas, sociais e políticas da América Latina e enfatizando o intercâmbio entre saberes, vozes e perspectivas.
O consórcio é composto por instituições de excelência na Europa e na América Latina, incluindo a Universidade de Catania (Itália), a Universidade de Lisboa (Portugal), a Goethe University Frankfurt (Alemanha), a Ruhr University Bochum (Alemanha), a Universidade de Graz (Áustria), a Complutense University of Madrid (Espanha), a Erasmus University Rotterdam (Holanda), bem como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), a Universidade de Buenos Aires (Argentina), a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), a Universidad de los Andes (Colômbia) e a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), entre outras.
Com duração de quatro anos (2025-2028), o projeto prevê que, nos dois primeiros anos, as universidades latino-americanas receberão pesquisadoras e pesquisadores europeus. Nos dois anos subsequentes, pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos realizarão estágios de pesquisa nas universidades europeias consorciadas. Essa estrutura visa fortalecer redes de colaboração, promover o intercâmbio de metodologias e facilitar o desenvolvimento de estudos comparados e teoricamente informador sobre as demandas da justiça no século XXI. Importa ressaltar que os intercâmbios das pesquisadoras e pesquisadores europeus serão inteiramente financiados pelo projeto Horizon (Grant 101183054) – União Europeia.
A participação do GDPH-IEA neste consórcio revela-se de grande relevância sob múltiplas perspectivas. Do ponto de vista da proposta do projeto, o grupo possui expertise amplamente reconhecida no Brasil em temas como democracia, direitos humanos e (in)justiça, que estão no cerne do JUSTLA. O GDPH-IEA tem se destacado por investigações interdisciplinares sobre as interfaces entre memória, política e direitos humanos, contribuindo significativamente para o debate público e para a formação de novas gerações de pesquisadoras e pesquisadores. Sua integração ao JUSTLA, por sua vez, fortalecerá sua rede de cooperação internacional, ampliando o impacto das pesquisas desenvolvidas por seus membros e consolidando sua posição como centro de referência nos estudos sobre desigualdades, democracia, direitos humanos e justiça social em âmbito global.
O IEA/USP receberá pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições europeias ao longo dos dois primeiros anos do projeto, conforme o cronograma abaixo. Ressaltamos que ajustes pontuais podem ocorrer:
Calendário de intercâmbio
Maio de 2025
Ana Uhía Pérez (Complutense University of Madrid – Espanha)
Novembro de 2025
Davide Arcidiacono (University of Catania – Itália)
Nunzio Alì (University of Catania – Itália)
Junho de 2026
Mariana Teixeira (University of Lisbon – Portugal)
Julho de 2026
Marie Göbel (Ruhr University Bochum – Alemanha)
Agosto de 2026
Lukas Sparenborg (Goethe University – Alemanha)
Mara Benadusi (University of Catania – Itália)
Setembro de 2026
Nunzio Alì (University of Catania – Itália)
Novembro de 2026
Corinna Mieth (Ruhr University Bochum – Alemanha)
Luigi Caranti (University of Catania – Itália)
Luciana Martínez (University of Lisbon – Portugal)
Nicholas Vrousalis (Erasmus University Rotterdam – Holanda)
A participação do GDPH-IEA/USP no JUSTLA contribuirá significativamente para o aprofundamento das discussões propostas pelo consórcio, ao mesmo tempo em que fomentará novas oportunidades de colaboração acadêmica. Essa integração fortalecerá a internacionalização do GDPH-IEA, ampliando sua inserção em redes globais de pesquisa e consolidando seu papel como referência nos debates sobre democracia, direitos humanos e justiça.