Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
A necessidade de valorizar e preservar os documentos e monumentos ligados à história do país e a importância de que o conhecimento científico produzido acerca da memória e da história cultural chegue à população brasileira, inclusive aos currículos escolares, são as principais motivações do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento.
A proponente e coordenadora do grupo é a professora colaboradora sênior do IEA Marina Massimi, titular aposentada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.
As atividades de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidas pelos membros participantes, visam os seguintes objetivos:
1) Propor, valorizar e debater ações e atores inerentes aos campos da memória e da preservação do patrimônio cultural, artístico e científico brasileiro e latino-americano.
2) Tematizar e discutir os processos de apropriação e de transmissão dos saberes e das práticas no Brasil ao longo do tempo, na perspectiva da história cultural, especialmente no que diz respeito à vertente da educação, das artes e literatura e das ciências, tais como psicologia e medicina.
3) Discutir os processos de apropriação e transmissão das ciências no Brasil ao longo do tempo, na perspectiva da história cultural e política do país.
4) Analisar e buscar compreender as relações entre experiências de pertencimento e a constituição do tecido social brasileiro e discutir experiências de negação do pertencimento marcadas pela exclusão, no contexto da história cultural, social e política.
Atualmente, a partir desses objetivos, o grupo produz pesquisas e divulgação científica nos seguintes eixos:
1) História e Memória da Imigração no Brasil e Laços de Pertencimento
2) História, Cultura e Patrimônio:
2.1. História das Missões Jesuítas nos territórios guaraníticos
2.2. Patrimônio Artístico Brasileiro
2.3. História e memória indígena no Brasil e na América Latina
2.4. Saberes psicológicos nas culturas latino-americanas
3) Ciências e Educação: História, Memória e Patrimônio
3.1. Psicologia e Educação: História, Memória e Patrimônio
3.2. Ciências: História, Memória e Patrimônio
4) Arqueologia das entrelinhas: cartas como fontes documentais para a historiografia latino-americana e historiografia das ciências.
A importância dos temas de trabalho do grupo torna-se patente, segundo Marina Massimi, ao se verificar "a urgência de uma política de preservação da memória histórico-cultural do país".
Veja o projeto completo do grupo.