Grupo de Pesquisa em Saúde Infantil
Entender os fatores de risco à saúde infantil relacionados com as condições socioeconômicas e ecológicas em que vivem as crianças da cidade de São Paulo é o objetivo do Grupo de Pesquisa em Saúde Infantil. Para isso, os pesquisadores irão mapear geograficamente desordens e agravos, sempre entendendo a saúde da criança a partir do seu contexto biopsicossocial.
Com esse mapeamento, o grupo espera estabelecer as evidências de risco sobre as quais seja possível atuar, propondo intervenções que influenciem políticas públicas para a cidade. Na primeira etapa de trabalho, serão mapeados os agravos à saúde infantil relacionados com problemas nutricionais, respiratórios e do neurodesenvolvimento típico, considerando fatores de risco nos âmbitos biológico, ambiental e socioeconômico.
O plano de trabalho do grupo prevê três três atividades principais:
- realizar quatro seminários temáticos (nutrição, doenças respiratórias, neurodesenvolvimento e um final integrativo das três áreas) para a identificação das pesquisas prioritárias a serem desenvolvidas;
- produção de um dossiê, com base nos quatro seminários, para divulgação das áreas de pesquisa em saúde infantil prioritárias para São Paulo;
- desenvolvimentos de pesquisas nas três áreas do projeto, tendo como referência inicial o tratamento dos dados secundários existentes para a capital paulista.