Escola da Metrópole
A Escola da Metrópole é um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) instituído em dezembro de 2017 pela Pró-Reitoria de Pesquisa. Com funcionamento inicial na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), passou a ter sua sede no IEA a partir de abril de 2019.
Segundo o coordenador da iniciativa, João Sette Whitaker, a Escola da Metrópole surgiu para articular as pesquisas de vários docentes da USP que vivenciaram experiências relevantes na administração de São Paulo durante a gestão de Fernando Haddad (2012-2016).
Diante do caráter inovador da iniciativa e por agregar muitas áreas da USP, o núcleo foi convidado pelo diretor do IEA, Paulo Saldiva, a desdobrar-se no Instituto com a denominação Grupo de Estudos de Políticas Públicas para a Metrópole Contemporânea a partir de meados de 2018. Depois de submeter sua proposta à Comissão de Pesquisa do IEA no início de abril, o núcleo transferiu-se definitivamente para o Instituto, incorporando as atividades do grupo de estudos.
A denominação oficial da Escola da Metrópole na PRP é Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas para a Metrópole Contemporânea: Cidades para Todos e para Cada Um: A Experiência de São Paulo a partir de 2013.