Núcleo para Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana
O Núcleo para Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana (NPDEH) foi criado oficialmente no âmbito do IEA em dezembro de 2020. Ele tem como finalidade divulgar conhecimentos atualizados sobre o processo da evolução de nossa espécie no planeta, que se iniciou há mais de 7 milhões de anos. Parte do princípio de que o surgimento da nossa linhagem e de nossa espécie se deu pelos mesmos processos biológicos que deram origem aos demais seres vivos.
O Núcleo foi criado em um momento estratégico, já que o negacionismo científico, e em especial o criacionismo, florescem no Brasil neste começo do século 21. O NPDEH não pretende gastar seus recursos intelectuais e materiais para polemizar com os criacionistas. Decidir entre criacionismo e evolucionismo é uma questão de foro íntimo. Entretanto, o Núcleo acredita que essa opção tem que ser feita de maneira informada, conhecendo-se a argumentação e as evidências de ambas as linhas de pensamento.
Nesse sentido, o Estado brasileiro tem falhado fragorosamente. Por um lado, o ensino do pensamento evolutivo darwiniano na escola básica é bastante precário, quando não equivocado, para dizer o mínimo. Por outro, faltam no Brasil instituições como museus de história natural, que divulguem para o grande público o que a ciência tem a dizer sobre a origem e a diversificação da vida no planeta, e mais especificamente sobre o processo evolutivo humano.
O NPDEH vem exatamente contribuir para minimizar, ainda que modestamente, essa lacuna. Para cumprir esse objetivo, o Núcleo desenvolve atividades de divulgação científica intra-muros e extra-muros, com especial ênfase nessas últimas. Para tanto são oferecidas, de forma gratuita, as seguintes atividades: cursos de difusão cultural, palestras para escolas de ensino médio, palestras para escolas de nível superior e exposições itinerantes, todas relacionadas ao processo evolutivo humano.