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Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 00:00 - última modificação 14/12/2023 12:01

Centro de Síntese USP Cidades Globais - Edital IEA-USP 05/2025 para seleção de dois alunos de graduação e dois alunos de mestrado

por Richard Meckien - publicado 01/04/2025 10:00 - última modificação 03/04/2025 12:55

Inscrições de 31/03/2025 a 16/04/2025

O Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA-USP, com recursos do convênio celebrado com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e com a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, com a finalidade de apoiar as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do Programa Municípios Sustentáveis, abriu chamada para seleção de dois alunos de graduação e dois alunos de mestrado regularmente matriculados na Universidade de São Paulo.

Os alunos selecionados irão participar das atividades desenvolvidas pelo período de sete meses e contribuirão para a implementação dos Planos de Trabalho dos eixos que fazem parte do referido convênio. A seleção dos alunos levará em consideração as motivações expressas em carta de interesse na participação das atividades do projeto e também o desempenho escolar do aluno e suas experiências práticas comprovadas.

Os alunos selecionados receberão bolsa na respectiva modalidade, a saber: R$ 700,00 mensais para alunos de graduação, com dedicação semanal de 10 horas, e R$ 2.100,00 mensais para alunos de mestrado, com dedicação semanal de 20 horas. As vantagens não poderão ser acumuladas com outras bolsas concedidas pela USP, exceto as bolsas de apoio à permanência estudantil.

Acesse o edital completo.

Formulário de inscrição: forms.gle/YsYanXTbTU7Etxys5

Bolsa de Iniciação Científica - Projeto Temático em Educação - Fapesp 2022/06977-5

por Richard Meckien - publicado 27/02/2025 17:50 - última modificação 11/04/2025 16:41

Estão abertas as inscrições para concorrer a uma bolsa de iniciação científica no âmbito do projeto temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, vinculado à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com sede no IEA-USP.

Busca-se selecionar estudantes para apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e didáticas relativas à linha de pesquisa: Fundamentos teóricos e avaliação da implementação de componentes curriculares inovadores em licenciaturas da USP. A linha busca consolidar um arcabouço teórico-metodológico e investigar práticas para integrar conceitos como inter-transdisciplinaridade, transversalidade, pluri-epistemicidade, etnodiversidade e decolonialidades na formação de professores. Focando especialmente na área das ciências da natureza, o projeto examina os fundamentos epistemológicos da integração curricular, avalia sua viabilidade nas licenciaturas da USP e explora estratégias inovadoras para a formação docente. O candidato selecionado deverá interessar-se por essas temáticas e estar disposto a aprofundar seus conhecimentos no assunto durante o período da bolsa. O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na Universidade de São Paulo é regulamentado pela Resolução CoPq 7.236, de 22/07/2016.

Requisitos dos(as) candidatos(as):

  1. Ser estudante dos anos mediais ou finais dos Cursos de Licenciatura em qualquer área do conhecimento..

  2. Ter disponibilidade para reuniões presenciais de trabalho, especialmente às segundas-feiras à tarde no IEA e/ou em visitas técnicas.

  3. Reunir experiência no Pacote Office, organização de banco de dados, operacionalização de áudios e vídeos e construção de gráficos, diagramas e infográficos.

  4. Demonstrar capacidade comunicativa e em trabalho em equipe, com interesse especial em temas da integração curricular em ciências da natureza e educação básica.

  5. Residir na cidade de São Paulo ou em cidades adjacentes para otimizar a experiência de bolsista.

Requisitos valorizados no processo de seleção:

  • Alta motivação;

  • Bom desempenho acadêmico;

  • Facilidade de comunicação/colaboração;

  • Experiência e interesse no tema de pesquisa do projeto.

Documentação exigida no ato de inscrição:

  1. Carta de motivação (até duas páginas) para o trabalho de pesquisa em grupo conectado ao estudo dentro dos temas propostos.

  2. Apresentação do Histórico Escolar.

  3. Conexão para o Currículo Lattes.

  4. Súmula Curricular.

Inscrições via formulário online: https://forms.gle/dG9MzpDvbQzfoyDYA.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email: tematico069775@usp.br.

Haverá entrevista com a coordenação do processo seletivo para os candidatos que forem selecionados na análise documental.

Cronograma de seleção:

  • Inscrições até as 17:00 do dia  ̶1̶2̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶  20/04/2025

  • Entrevistas:  ̶d̶e̶ ̶1̶4̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ ̶a̶ ̶1̶8̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶  24/04/2025 e 25/04/2025

  • Resultado: até  ̶30/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶  05/05/2025

Bolsa de pós-doutorado em educação

por Richard Meckien - publicado 27/02/2025 17:50 - última modificação 11/04/2025 16:40

Estão abertas as inscrições para concorrer a uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do projeto temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, vinculado à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com sede no IEA-USP. O Programa de Pós-doutorado na Universidade de São Paulo é regulamentado pela Resolução 8.689, de 03/09/2024.

Busca-se selecionar jovens doutores para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e didáticas relativas à linha de pesquisa: Fundamentos teóricos e avaliação da implementação de componentes curriculares inovadores em licenciaturas da USP. Esta linha de pesquisa busca consolidar um arcabouço teórico-metodológico e investigar práticas para integrar conceitos como inter-transdisciplinaridade, transversalidade, pluri-epistemicidade, etnodiversidade e decolonialidades na formação de professores. Focado especialmente na área das ciências da natureza, o projeto examina os fundamentos epistemológicos da integração curricular, avalia sua viabilidade nas licenciaturas da USP e explora estratégias inovadoras para a formação docente.

A pesquisa é composta por três subprojetos:

  1. Fundamentos epistemológicos da integração curricular – Revisão da literatura e análise da operacionalidade de conceitos de integração e inovação curricular no contexto brasileiro.

  2. Integração curricular nas licenciaturas em Ciências da Natureza – Mapeamento de desafios e potencialidades da integração proposta pela BNCC, com ênfase nas práticas docentes e propostas curriculares.

  3. Desenvolvimento e análise de componentes curriculares interdisciplinares – Estudo de caso focado no desenvolvimento, na implementação e no impacto dessas propostas na formação inicial de professores e na articulação de saberes.

Com abordagem metodológica qualitativa, o projeto envolve pesquisa documental, entrevistas, questionários, perspectiva DBR e análises de conteúdo e de discurso para avaliar a integração curricular em múltiplas trajetórias formativas e alinhar a formação docente às demandas educacionais contemporâneas.

O(a) pós-doutorando(a) atuará diretamente nesses subprojetos, contribuindo para o avanço teórico e prático, participando de coletas e análises de dados, e colaborando na construção, no desenvolvimento e na avaliação de componentes curriculares interdisciplinares. O trabalho em equipe será integrado a projetos e iniciativas em desenvolvimento.

Características da vaga:

  • 40 horas/semana com dedicação exclusiva sob a orientação da Profa. Dra. Cristina Leite

  • Trabalho 100% presencial na USP, em São Paulo/SP

  • Bolsa mensal de R$ 12.000,00 durante 1 ano.

  • Reserva técnica no valor de 10% da bolsa para despesas relacionadas ao projeto, auxílio-mudança, reembolso de INSS.

A bolsa destina-se a pesquisadores(as) com experiência em educação, ensino de ciências e áreas afins, interessados(as) em contribuir no desenvolvimento de pesquisas e em inovações na formação docente

Requisitos valorizados no processo de seleção:

  • Alta motivação;

  • Facilidade de comunicação/colaboração;

  • Experiência em pesquisa no tema;

  • Disponibilidade para realizar e coordenar pesquisa;

  • Disponibilidade para trabalho 100% presencial na USP (Butantã);

  • Doutorado obtido nos últimos anos em área correlata ao projeto.

Os (as) candidatos (as) devem encaminhar:

A.Conexão do Currículo Lattes;

B. Súmula Curricular modelo FAPESP;

C. Carta de motivação com até 3 (três) páginas com discussão sobre o título do projeto temático, evidência de experiências pessoais na área educacional. Desejável informação sobre internacionalização da carreira;

D. Carta de Recomendação que evidencie estudos, produção e prática educacional;

E. Anexar artigo relevante da produção, entre 12 e 16 páginas.

Inscrições via formulário online: https://forms.gle/ieNicsqRpUq67cTR9.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email: tematico069775@usp.br.

Haverá entrevista com a coordenação do processo seletivo para os candidatos que forem selecionados na análise documental.

Cronograma de seleção:

  • Inscrições até as 17:00 do dia  ̶1̶2̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶  20/04/2025

  • Entrevistas:  ̶d̶e̶ ̶1̶4̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ ̶a̶ ̶1̶8̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶  24/04/2025 e 25/04/2025

  • Resultado: até  ̶30/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶  05/05/2025

ENCERRADA - Bolsa de iniciação científica

por Rafael Borsanelli - publicado 27/02/2025 17:50 - última modificação 03/04/2025 12:52

Estão abertas as inscrições para 1 (uma) bolsa de iniciação científica (IC) no âmbito do Projeto Temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, vinculado à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com sede no Instituto de Estudos Avançados da USP. Ênfase da atividade do (a) bolsista: Linha 5 do Projeto Temático: Trabalhar os Currículos Escolares e seus Desafios Contemporâneos. O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na Universidade de São Paulo é regulamentado pela Resolução CoPq 7.236, de 22/07/2016.

A bolsa propicia trabalhos em equipe no âmbito do IEA com vistas à consecução dos objetivos do temático, especialmente por via do trabalho sistemático sobre os desafios contemporâneos dos currículos escolares, quer sua implementação oficial pelos sistemas, quer a performance das escolas no desenvolvimento curricular e as possíveis inovações curriculares decorrentes de novas leituras e pesquisas.

Requisitos dos(as) candidatos(as):

  1. Ser estudante dos anos mediais ou finais dos Cursos de Licenciatura em qualquer área do conhecimento ou Curso Pleno de Pedagogia. (Não é necessário ser estudante da USP, no entanto, o trabalho deverá ocorrer nessa instituição  de forma presencial).

  2. Ter disponibilidade para reuniões presenciais de trabalho especialmente às quintas-feiras pela manhã no IEA e/ou em visitas técnicas.

  3. Reunir experiência no Pacote Office, organização de banco de dados, operacionalização de áudios e vídeos e construção de gráficos, diagramas e infográficos.

  4. Demonstrar capacidade comunicativa e em trabalho grupal, com interesse especial em temas curriculares da educação básica.

  5. Residir na cidade de São Paulo ou em cidades adjacentes para otimizar a experiência de bolsista.

Inscrições até as 12h do dia 17/03/2025

  • Entrevistas: de 18 a 21/03/2025 (As entrevistas serão realizadas de forma remota em dia e horário definido pela comissão de seleção.)

  • Resultado: até 2̶6̶/̶0̶3̶/̶2̶0̶2̶4 27/03/2024

Documentação exigida no ato de inscrição:

  1. Carta de motivação (até duas páginas) para o trabalho de pesquisa em grupo conectado ao estudo dentro dos temas propostos.

  2. Apresentação do Histórico Escolar.

  3. Conexão para o Currículo Lattes.

  4. Súmula Curricular.

Link para inscrições: forms.gle/vYdeFh29rfwvgmac8

Para dúvidas ou esclarecimentos: tematico069775@usp.br

Sobre o projeto

  • Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, ênfase em Educação

  • Nº do processo FAPESP: 2022/06977-5

  • Título do projeto: Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica

  • Área de atuação: Educação / Ensino

  • Pesquisador responsável: Maurício Pietrocola

  • Início da vigência da bolsa: na aprovação final da FAPESP

  • Unidade/Instituição: Instituto de Estudos Avançados da USP

  • Localização: Rua da Praça do Relógio, 109, São Paulo

 

​➤ Resultado

ENCERRADA - Bolsas de Aperfeiçoamento Pedagógico

por Rafael Borsanelli - publicado 27/02/2025 17:40 - última modificação 03/04/2025 12:51

Estão abertas as inscrições para concorrer a 2 (duas) bolsas FAPESP de Aperfeiçoamento Pedagógico no âmbito do Projeto Temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica (Linha 5: Currículos Escolares e seus Desafios Contemporâneos), vinculado à Cátedra de Educação Básica com sede no Instituto de Estudos Avançados da USP.

A bolsa propicia trabalhos em equipe no âmbito do IEA com vistas à consecução dos objetivos do temático, especialmente por via do trabalho sistemático sobre os desafios contemporâneos dos currículos escolares, quer sua implementação oficial pelos sistemas, quer a performance das escolas no desenvolvimento curricular e as possíveis inovações curriculares decorrentes de novas leituras e pesquisas.

Os requisitos para obtenção da bolsa são os seguintes:

  1. Vínculo com a Secretaria Estadual ou Municipal de Educação e atuação na Educação Básica como professor(a) de qualquer área curricular da etapa Fundamental II, da etapa do Ensino Médio e da modalidade EJA.

  2. Experiência no desenvolvimento de projetos inter e transdisciplinares em sua área de trabalho.

  3. Experiências em ações educacionais extensivas ao entorno escolar.

  4. Interesse em compor grupo de estudo e trabalho para aprofundamento de temas atinentes ao Currículo Escolar.

Condições de operacionalização da bolsa: Os (as) candidatos (as) selecionados deverão residir na cidade de São Paulo ou nos municípios adjacentes e ter a disponibilidade para 8h (oito horas) semanais de dedicação ao projeto, das quais 4 (quatro) devem ser presenciais no Instituto de Estudos Avançados da USP.

O período da Bolsa de Aperfeiçoamento Pedagógico será de 12 (doze) meses, com uma possível prorrogação a depender da aprovação da FAPESP. Para valores de bolsa favor consultar https://fapesp.br/valores/bolsasnopais.

Os (as) candidatos (as) devem encaminhar:

  1. Súmula Curricular com os principais pontos da carreira.

  2. Conexão para o Currículo Lattes.

  3. Carta de Motivação (até 3 páginas) em que desenvolva ideias sobre itens dos requisitos propostos nesta chamada e dos títulos do Temático e da Linha 5.

Haverá entrevista com a coordenação do processo seletivo para os candidatos que forem selecionados na análise documental.

Link para inscrições: https://forms.gle/LpWUEbcSsBFi4LkN6

Cronograma de seleção:

  • Inscrições até as 12h do dia 17/03/2025

  • Entrevistas: de 18 a 21/03/2025 (As entrevistas serão realizadas de forma remota em dia e horário definido pela comissão de seleção.)

  • Resultado: até 2̶6̶/̶0̶3̶/̶2̶0̶2̶4 27/03/2024


Para dúvidas ou esclarecimentos: tematico069775@usp.br

Sobre o projeto

  • Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, ênfase em Educação

  • Nº do processo FAPESP: 2022/06977-5

  • Título do projeto: Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica

  • Área de atuação: Educação / Ensino

  • Pesquisador responsável: Maurício Pietrocola

  • Início da vigência da bolsa: na aprovação final da FAPESP

  • Unidade/Instituição: Instituto de Estudos Avançados da USP

  • Localização: Rua da Praça do Relógio, 109, São Paulo

➤ ​Resultado