Pesquisadores colaboradores
Alan Cannell
Alan Cannell tem formação básica em engenharia pela University College London e é mestre pela Universidade de Leeds, ambas no Reino Unido. Integra o Instituto Italiano de Paleontoloigia, em Roma, desde 2017. No IEA, atua no Núcelo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana (NPDEH). Possui ampla experiência em gerenciamento de projetos. É consultor do Banco Mundial (BID) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird). Seus interesses de pesquisa são: paleoatmosferas (composição e densidade) e os mecanismos de ganho e perda de massa atmosférica; os efeitos das mudanças atmosféricas sobre a biosfera, em particular a relação sobre episódios de resfriamento, as mudanças atmosféricas e de clima no fim do Plioceno e seus impactos sobre a evolução humana e perdas globais (turn-overs) de megafauna nas savanas; os fatores que levaram ao uso primordial de pedras como armas de arremesso e percutores por monos, macacos e hominínios; a imposição de certos formatos matemáticos sobre as ferramentas acheulenses bifaciais (por que e para que) e a mudança dos hábitos noturnos dos hominínios no final do Plioceno. |
Angela Amin
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi vereadora e prefeita de Florianópolis, além de deputada federal por três legislaturas por Santa Catarina. Como pesquisadora, atua em temas relacionados à administração pública, com ênfase nos temas de sustentabilidade, gestão de cidades e mobilidade urbana. Seu projeto como pesquisadora colaboradora visa desenvolver e aplicar um modelo de regionalização e difusão para o Programa de Capacitação e Estudos Regionais para Sustentabilidade – CEURS, criado para levar a capacitação em municipalização da Agenda 2030 a funcionários públicos dos poderes legislativo e executivo municipais, bem como a colaboradores de organizações da sociedade civil de todas as cidades brasileiras. Projeto de pesquisa: Regionalização do Programa Ceurs de Municipalização da Agenda 2030 Período de vínculo: 31/5/2023 a 30/5/2025 |
Carlos Nobre
Membro do Joint Steering Committee do World Climate Research Programme (WCRP); preside os Conselhos Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas; é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas. Representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis; é membro do "High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability" do Secretário Geral da ONU. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Meteorologia, Climatolgia, Modelagem Climática e Ciência do Sistema Terrestre, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências atmosféricas, clima, meteorologia, Amazônia e modelagem climática, interação biosfera-atmosfera, mudanças climáticas e desastres naturais. Ministra as disciplinas Interação Biosfera-Atmosfera e Introdução à Ciência do Sistema Terrestre, em Programas de PG do INPE. Vem estudando como o aquecimento global pode influenciar a floresta tropical. Exerceu a presidência do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) (2005-2011). Foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, o qual, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Al Gore. Membro estrangeiro da National Academy of Science (NAS) dos Estados Unidos e da Academia Brasileira de Ciências. Projeto de pesquisa: Iniciativa "Terceira Via Amazônica": Amazônia 4.0 Período de vínculo: 3/6/2020 a 2/6/2025 |
Claudia Pavani
Graduada em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, tornou-se mestre em engenharia de produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da UFRJ e doutora em administração pela FEA-USP. Realizou pesquisa de pós-doutorado na área de gestão da inovação na medicina personalizada. Atua principalmente nos temas: empreendedorismo, inovação, financiamento, capital de risco e internacionalização. Projeto de pesquisa: Novas Perspectivas para o Financiamento da Inovação em Saúde no Brasil Período de vínculo: 6/7/23 a 5/7/25 |
Cristina Defendi
Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e coordenadora do subprojeto Pibid Letras - campus São Paulo (editais 61/2013, 7/2018, 2/2020 e 23/2022). É mestre e doutora em filologia e língua portuguesa e bacharel e licenciada em letras, títulos obtidos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Atua no Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição da USP e no Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP, ambos com financiamento do CNPq. Trabalha principalmete com os temas: mudança linguística; livro didático de língua portuguesa; leitura e produção textual; e ensino de língua portuguesa. Projeto de pesquisa: Narratividade e Recontação de Audiodescrições: O Papel do Repertório Período de vínculo: 1/3/24 a 28/2/25 |
Debora Sotto
Doutora em direito urbanístico pela PUC-SP e procuradora do município de São Paulo, onde atua nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano, meio ambiente e habitação. Realizou pesquisa de pós-doutorados no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e no Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA. É mestre em direito do Estado e direito tributário pela PUC-SP e bacharel em direito pela Faculdade de Direito (FD) da USP. Também obteve o título de mestre profissional em direito internacional do meio ambiente pela Universidade de Limoges, França. Projeto de pesquisa: Resiliência Urbana em Ação: Estratégias, Diretrizes e Instrumentos para o Financiamento do Desenvolvimento Urbano Resiliente ao Clima no Brasil Período de vínculo: 12/9/2024 a 11/9/2026
Projeto de pesquisa anterior: Crise Climática e Descarbonização de Cidades no Brasil: Estratégias, Técnicas e Soluções em Governança Urbana para Cidades Neutras em Carbono Período de vínculo: 24/3/2022 a 10/9/2024 |
Eduardo José Viola
De 2020 a 2025, o cientista político Eduardo Viola irá coordenar no IEA, em parceria com Lourdes Sola, o projeto "Brasil como uma Democracia de 'Mercado Emergente'. Entre a Agenda Democrática e a Agenda da Globalização". O objetivo geral do projeto é desenvolver uma abordagem política das respostas do Brasil à globalização com vistas a situar e interpretar as opções de políticas públicas, com destaque para as políticas econômica e climático-ambiental efetivamente levadas a cabo a partir de 1998-99. Viola é professor titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília desde 1993. Aposentado desde agosto 2018, continua ativo na pós-graduação como Professor Senior. É Pesquisador 1 B do CNPq. Seu último livro é "Brazil and Climate Change. Beyond the Amazon", publicado em Nova York, pela Routledge, em 2018, em co-autoria com Matias Franchini. Publicou vastamente em inglês e português em periódicos de primeira linha internacional. É um dos autores mais citados de toda a grande área de ciências humanas no Brasil, com 165 citações no Web of Science ResearcherID (ISI) e mais de 5000 citações no Google Scholar. As temáticas com que trabalha e publica são: política internacional, política comparada, economia política internacional da energia e da mudança climática, política ambiental internacional, relações Internacionais no Antropoceno, globalização e governabilidade, política externa do Brasil, regimes políticos, transições democráticas em Brasil e Argentina e segurança internacional. Projeto de pesquisa: Brasil como uma Democracia de "Mercado Emergente": Entre a Agenda Democrática e a Agenda da Globalização Período de vínculo: 9/9/2020 a 8/9/2025 |
Francisco Aparecido Cordão
Educador, sociólogo e filósofo. Graduado em filosofia e pedagogia. Especialista em educação profissional, administração educacional e sociologia da educação. Tem atuado como conselheiro nos Conselhos de Educação do Município e do Estado de São Paulo e na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Já foi presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação e da Câmara de Educação Básica do CNE. Representou o Brasil no Mercosul Educacional. Atuou durante mais de trinta anos no Senac de São Paulo, ocupando cargos técnicos e gerenciais. Atualmente, é conferencista e diretor da Peabiru Educacional, membro da Academia Paulista de Educação e presta serviços educacionais a sistemas, organizações e instituições educacionais tais como Senac, Sesc e representação da Unesco no Brasil. Projeto de pesquisa: Duzentos Anos de Educação Profissional no Brasil Período de vínculo: 8/6/22 a 9/6/26 |
José Fernandes de Lima
Possui graduação em física pela UFPE, mestrado e doutorado (1991) em fisica pela USP. É professor emérito da UFS, onde foi reitor (1996-2004) e chefe do Departamento de Física. Foi diretor de Programas da Capes, secretário da Educação de Sergipe ( 2007-2010) e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), que presidiu no período 2012-2014. Projeto de pesquisa: Educação Básica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Período de vínculo: 3/2/23 a 2/2/25 |
Luciana Fukimoto Itikawa
Doutora em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAU) da USP, com períodos de pesquisa na Universidade Colúmbia e na Universidade da Califórnia em Los Angelas, EUA. Realisou pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Integra o Conselho Diretor da Mulheres em Emprego Informal: Globalizando e Organizando (Wiego, na sigla em inglês). Foi docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fiam-Faam-FMU e na Escola da Cidade e como professora formadora do Curso de Especialização em Gestão da Educação Pública da Unifesp. Seu principais temas de pesquisa são cidade e trabalho informal; gênero; segregação urbana;e geoprocessamento. Projeto de pesquisa: Mapa de Desigualdade de Gênero do Município de São Paulo Período de vínculo: 25/3/21 a 24/3/26 |
Mozart Neves Ramos
Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (iniciativa do Polo Ribeirão Preto do IEA financiada pelo Santander Universidades) e membro do Conselho Nacional de Educação, Ramos é engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com doutorado em química pela Unicamp e pós-doutorado pela Politécnica de Milão, Itália. Foi professor, pró-reitor Acadêmico e reitor (em dois mandatos) da UFPE, presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), secretário de Educação de Pernambuco, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), presidente executivo do Todos Pela Educação e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Seu projeto de pesquisa como pesquisador colaborador é aquele desenvolvido pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, que tem como o objetivo a busca por formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte. Com quatro anos de duração, a cátedra tem centrado sua atuação inicial na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto e cidades do mesmo porte. Projeto de pesquisa: Desenvolvimento do Plano de Trabalho da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira no Polo Ribeirão Preto do IEA-USP Período de vínculo: 10/11/2020 a 9/11/2025 |
Renato Hyuda de Luna Pedrosa
Professor associado do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, Coordena o Laboratório de Estudos em Educação Superior daquela universidade e o programa especial de indicadores da Fapesp, Vem se dedicando ao estudo de políticas relacionadas à educação superior, incluindo temas sobre transição do ensino médio ao ensino superior e equidade no acesso, incluindo ações afirmativas, sistemas de avaliação (Enem, Sinaes e Enade), impacto da educação sobre o desenvolvimento econômico, qualidade da formação para as áreas CTEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemática), governança e diversidade institucional da educação superior. Projeto de pesquisa: Duas Décadas de Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior no Brasil: demografia, impactos, limitações Período de vínculo: 1/3/23 a 28/2/25 |
René Mendes
Médico, professor e pesquisador, é graduado pela Escola Paulista de Medicina (EPM, São Paulo, 1971); especialista em Saúde Pública (USP,1974) e em Medicina do Trabalho (AMB/ANAMT, 1975); Mestre em Saúde Pública (USP, 1975); Doutor em Saúde Pública (USP, 1978); Livre-docente em Saúde Pública (USP, 1986) e Professor Titular de Medicina Preventiva e Social da UFMG (1991). Ocupou cargos de direção na Fundacentro, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Secretaria de Estado da Saúde (São Paulo), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS, Washington/DC- EUA) e Organização Internacional do Trabalho (OIT, São Paulo/SP). Na carreira acadêmica, foi professor assistente-doutor da Unicamp (1977-1991); professor sênior associado (visitante) da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University (Baltimore, EUA, de 1983 a 2014); professor titular de Medicina Preventiva e Social da UFMG (1991-2007, atualmente aposentado); Pesquisador Colaborador no IEA/USP, de 2019 a 2021. Atualmente é Pesquisador Visitante do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CRIS/Fiocruz). Enquanto ativista, é um dos fundadores e dirigentes da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT) e do movimento social “Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores”. Projeto de pesquisa: Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora Período de vínculo: 1/12/2023 a 30/11/2026
Projeto de pesquisa anterior: Impactos das NOvas Tecnologias do Trabalho Contemporâneo sobre o Viver, o Adoecer e o Morrer de Trabalhadores e Trabalhadoras Período de vínculo: 21/8/2019 a 20/8/2021 |
Sônia Maria Ribeiro Jaconi
Doutora em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e mestre em letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em português (lingua e literatura) pela Umesp e graduada em letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Fez pesquisa de pós-doutorado na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA. Trabalha com estudos sobre educação e conectividade, políticas públicas educacionais e desenvolvimento do território. Tem experiência como docente no ensino superior nas áreas de administração e de comunicação social e na formação de professores de educação básica. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Ministério da Educação. Projeto de pesquisa: Projeto Escola e Comunidade – Pertencimento e Integração: Identificação e Estudo de Escolas de Educação Básica que Desenvolvem um Ensino Solidário e Comprometido com sua Comunidade. Período do vínculo: 25/4/24 a 24/10/25 |
Tatiana Tucunduva Cortese
Doutora e mestre em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com pós-doutorado em cidades globais e especialização em direito ambiental pela mesma universidade. Graduada em direito pela UNIFMU. É pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA e professora do mestrado acadêmico em cidades inteligentes e sustentáveis na Uninone e de direito ambiental na FGVLaw. Projeto de pesquisa: Resiliência Urbana em Ação: Protegendo nossas Cidades de Eventos Climáticos Extremos Período de vínculo: 26/8/24 a 25/8/26
Projeto de pesquisa anterior: Eventos Climáticos Extremos no Planejament Urbano: Brasil e América Latina Período de vínculo: 25/32021 a 25/7/2024 |
Teresa Sacchet
É doutora em ciência política pela Universidade de Essex e mestre em sociologia e política pela Universidade de Londres, ambas do Reino Unido, onde também foi professora da Universidade de East Anglia. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Ciência Poliítica da USP. Graduou-se em serviço social pela UFSC. Atualmente coordena pesquisas sobre financianciamento eleitoral, partidos políticos, gênero e raça/etnia. Prestou consultoria e participou de reuniões de especialistas no Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) e vários organismos da ONU. Projeto de pesquisa: Partidos Políticos em Perspectivas de Gênero e Raça - Um Estudos sobre Estruturas Internas e Processos Eleitorais Período de vínculo: 8/3/23 a 9/3/25 |
Vanete Santana-Dezmann
Professora de tradução, língua portuguesa e cultura lusófona no Departamento de Tradução, Língua e Estudos Culturais da Universidade de Mainz "Johannes Gutenberg", na Alemanha. Formou-se em letras pela Unicamp, onde realizou mestrado e doutorado em estudos da tradução e fez aperfeiçoamento em literatura portuguesa. Realizou pesquisa de pós-doutorado na USP e estágios de pesquisa na Universidade Livre de Berlim e no Museu Goethe em Düsseldorf, Alemanhã. É autora de "O Mundo é Quente e Frio... e Morno também!" e "Hy Brasil – A Construção de uma Nação". Projeto de pesquisa: O Renascimento do Harlem Renaissance 100 Anos depois em uma Comparação entre o Romance "Nigger Heaven', de Carl Van Vechten", e "O Choque das Raças ou O Presidente Negro", de Monteiro Lobato Período de vínculo: 22/4/24 a 21/4/25 |