Realizações
"Ciência, Tecnociência, Valores e Sociedade: Assuntos Correntes de Pesquisa” é o tema do XXIV Seminário Internacional de Filosofia e História da Ciência que acontece entre os dias 27 de fevereiro e 29 de maio de 2013, sempre das 9h30 às 12h30, na Sala de Eventos do IEA. XXIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA Do dia 27 de fevereiro ao dia 29 de maio de 2013, das 09h às 12h30 - Sala de Eventos do IEA 27/02 O Modelo da Interação entre a Ciência e os Valores I: Os diferentes Papéis para os Diferentes Tipos de Valores nos Diferentes “Momentos” da Atividade Científica 06/03 O Modelo da Interação entre a Ciência e os Valores II: O Pluralismo Metodológico e a Unidade das Ciências Naturais e Sociais 20/03 Ciência e Tecnociência I: O Controle dos Objetos Naturais e suas Interconexões com o Controle Social 03/04 Ciência e Tecnociência II: Tailorismo, Mercantilização, a Ciência Comercial e Questões Éticas e Sociais Ligadas à Inovação 17/04 O Alcance da Concepção de Tecnologia Social 02/05 A Agroecologia: Suas Estratégias de Pesquisa e sua Relação Dialética com os Valores da Sustentabilidade, Justiça Social e o Bem Estar Humano 14/05 Medicina e Saúde - Estratégias para Investigar as Causas das Doenças e para Descobrir Curas e as Possibilidades da Medicina Social com Participação Local 29/05 A Ideia de Racionalidade Subjacente ao Modelo da Interação entre a Ciência e os Valores |
2011
"A responsabilidade central dos cientistas é a de engajar-se na investigação imparcial. Isso requer, não a exclusão da idéia de que os valores éticos e sociais têm um papel relevante na pesquisa científica, mas a inclusão, em lugar apropriado, de todo um conjunto de valores que são relevantes para as deliberações democráticas".
O caminho que leva a essa conclusão do filósofo Hugh Lacey, do Swartmore College (EUA) foi apresentado por ele na conferência "A Responsabilidade Social dos Cientistas Hoje", no dia 15 de junho de 2011, no Auditório do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Lacey iniciou fazendo uma distinção entre o endosso e aceitação de uma hipótese: "Isso fornece o pano de fundo para discutir as responsabilidades em que os cientistas incorrem quanto têm necessidade de agir, de formular uma política e de elaborar regulações pertinentes às inovações tecnocientíficas, quando as decisões serão inevitavelmente baseadas, em grande parte, em reivindicações que são só endossadas (implicando assim compromissos com valores éticos e sociais), e não aceitas de acordo com a imparcialidade".
Lacey nasceu em 1939, na Austrália, onde iniciou sua formação acadêmica, tendo defendido seu doutoramento em história e filosofia da Ciência em 1966, na Universidade de Indiana (EUA). Foi professor nas universidades de Melbourne e de Sydney (ambas na Austrália) e, por três anos, na USP, transferindo-se em seguida para o Swarthmore College (EUA), onde é professor emérito de filosofia. É pesquisador colaborador do Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência". Entre seus livros mais recentes estão "Values and Objectivity in Science" (2005), "A Controvérsia sobre os Transgênicos: Questões Éticas e Científicas (2006) e "Valores e Atividade Científica", volumes 1 e 2 (2008 e 2010).
A conferência foi uma iniciativa do IEA, do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, do Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência" e da Associação Filosófica Scientiae Studiae.