Participantes em 2016
Astolfo Gomes de Mello Araujo (MAE), com "Ontologia e Epistemologia de uma (Inter)Disciplina: A Arqueologia como Paradigma de Interdisciplinaridade e suas Implicações Teóricas e Práticas" Período: 1 ano. Professor Doutor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (1989), com mestrado em Arqueologia - Museu de Arqueologia e Etnologia / USP (1995), doutorado em Arqueologia - Museu de Arqueologia e Etnologia /USP (2001) e doutorado parcial (SWE) em Antropologia / Arqueologia na University of Washington, Seattle, EUA (1998). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Evolução, Cultura e Meio Ambiente - LEVOC. Experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Geoarqueologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, Estudos do Quaternário, Geomorfologia, paleoambientes, métodos arqueológicos. Produção
|
|
Dária Gorete Jaremtchuk (Each e ECA), com "Exílio Artístico: Trânsito de Artistas Brasileiros para Nova York durante as Décadas de 1960 e 1970" Período: 1 ano. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Artes pela Universidade de São Paulo. É professora de História das Artes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo e dos Programas de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA/USP e Estudos Culturais EACH/USP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte conceitual e exílios artísticos. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre trânsito de artistas brasileiros para os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. Produção
|
|
Flavio Ulhoa Coelho (IME), com o projeto "História do Pensamento Algébrico e seus Desdobramentos Didáticos" Período: 1 ano. Bacharel (1982) e Mestre em Matemática (1985) pela Universidade de São Paulo; Doutor pela Universidade de Liverpool (1990) e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (1993). Professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP desde 1985, é desde 2003 Professor Titular desta instituição. Sua área de pesquisa é Álgebra, trabalhando principalmente em Representações de Álgebras. Foi Chefe do Departamento de Matemática (2002-2006), Vice-Diretor do IME-USP (2006-2010) e Diretor do IME-USP (2010-2014). Foi membro da "Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA)" da USP (2010-2013) e é membro da "Comissão Central de Avaliação Docente (CCAD)" desde novembro/2011. É também escritor tendo publicado 4 livros de contos. Produção
|
|
Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA), com "Dinâmicas Culturais Contemporâneas: Imbricações entre Singularidades, Coletivos, Tecnologias e Instituições Culturais na Perspectiva do Comum" Período: 1 ano. Docente e pesquisadora no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP (2008) e no PPGCI - USP (2009). Doutora em Ciência da Informação, área de concentração Informação e Cultura, Linha de pesquisa Ação e Mediação Cultural, pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2006). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2000), possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), licenciatura em História pela Faculdade de Educação da USP (1994). Atua na área de ação cultural e política cultural. Ministra aulas na graduação e na pós-graduação. Desenvolve o projeto 'Plataforma Cultura e Cidade: dinâmicas culturais contemporâneas' e dentro dessa pesquisa a experiênia de Medellín, na Colômbia (2009). Produção
|
|
Maria de los Angeles Gasalla (IO), com "Futuro das Sociedades Dependentes do Mar: Mudanças Climáticas, Desigualdades e Cooperação em Sistemas Sócioecológicos Complexos" Período: 1 ano. Possui Mestrado (1995) e Doutorado (2004) em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo, e especializações na área de Modelagem Multiespecífica e Ciências da Pesca (Fisheries Centre, University of British Columbia (Canadá), DIFRES/University of Copenhagen (Dinamarca), Escuela Nacional de Pesca (Argentina), Universidad de Gran Canaria (España), Instituto Politécnico Nacional (CICIMAR/México). É Professora Doutora no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, e credenciada no Curso de Pós-graduação em Oceanografia dessa unidade. Atuou como pesquisadora científica no Instituto de Pesca durante 10 anos. Tem experiência na área de Ciências Pesqueiras e Oceanografia, com ênfase em Sistemas Marinhos Socio-Ecológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de Recursos Pesqueiros e Ecossistemas Marinhos; Dimensão Humana da Pesca; Economia Pesqueira; Mudanças Climáticas e Pesca; Pesca Artesanal; Etnoecologia; Modelagem de Ecossistemas e Estoques Pesqueiros; Dinâmica de Populações; Transferências Energéticas; Cefalópodes (lulas); Governança dos Oceanos; Ecologia Humana (Pesca). Produção
|
|
Rodolfo Nogueira Coelho de Souza (FFCLRP), com "Invenção de uma Ópera: A Máquina de Pascal em Pernaguá" Período: 1 ano. É professor do Departamento de Música da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto vinculado à Faculdade de Filosofia Ciência de Letras de Ribeirão Preto. Atua como orientador de doutorado na Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e artes da USP. Graduou-se em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1976), fez Mestrado em Musicologia na ECA-USP (1994) e Doutorado em Composição Musical na University of Texas at Austin (2000). Em 2006 tornou-se Professor Livre Docente, sendo promovido ao Nível III em 2012. Atua nas áreas de Musicologia Analítica, Composição Musical e Tecnologia da Música, pesquisando os seguintes temas: análise de música brasileira do romantismo e modernismo, composição musical auxiliada por computadores, e teorias analíticas da música atonal. Foi coordenador do Lacomus - Laboratório de Computação Musical da UFPR (2001-2004) e atualmente é coordenador do Lateam - Laboratório de Teoria e Análise Musical do DM-FFCLRP-USP. Entre suas composições musicais destacam-se: O Livro dos Sons (2010) para orquestra e sons eletrônicos, Concerto para Computador e Orquestra (2000) e Tristes Trópicos (1991). Produção
|