Missão

por Fernanda Rezende - publicado 21/05/2024 16:12 - última modificação 21/05/2024 16:12

A missão do CIIDCMIL é a atuar como centro de excelência em pesquisa, consultoria e capacitação de pesquisadores, gestores e ativistas na gestão, transformação, criação e desenvolvimento de cidades, bairros, comunidades, cidades universitárias e corporativas. A ênfase é na inovação, comunicação, governo eletrônico participativo, educação e saúde, aplicando a Inteligência Artificial e outras tecnologias, apoiadas pelos princípios das MIL Cities da UNESCO. Com articulação em redes nacionais, regionais e internacionais, de forma ética, diversa, ecológica, sustentável e preventiva, visa-se à elaboração de políticas públicas que promovam a integração da cidade física e digital, a promoção da cidadania e a democracia, melhor gestão das cidades e saúde bio-psico-sócioespiritual (UNESCO 2021c; UNESCO 2023).

Este centro tem como objetivo testar e implementar estratégias de intervenção social nas cidades e dentro das universidades, acompanhadas de uma metodologia pesquisa-ação consistente de medição de resultados e avaliação de impactos sistematizada pela Unesco.

Já existe um centro semelhante na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), o qual assume um estatuto diferenciado de Instituto. Trata-se do Instituto MIL, que também conta com o apoio da Unesco. O centro ora proposto volta-se para a abordagem inovadora da AMI, conhecida como MIL Cities, além de contribuir para a pesquisa em universidades e cidades latino-americanas e caribenhas. Para isso é necessário o trabalho conjunto dos cinco agentes de inovação social: representantes do governo, educadores, pesquisadores e estudantes, gestores e empresários, artistas e cidadãos. Para que isso se dê de forma permanente, não esporádica, são necessárias organizações sólidas, como o proposto CIIDCMIL, que deem sustentação a médio e longo prazo a estas ideias.