Aloisio Pereira da Silva
Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Maringá, MBA em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi pesquisador Visitante no Texas A & M Transportation Institute. (CAPES/Governo Americano). Conselheiro Titular da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-SC e Coordenador da comissão de acessibilidade do CREA-SC por dois mandatos. Membro do Comitê Técnico ABNT ISO/ CEE 268 - Comissão de Estudos Especiais sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis. Membro revisor da Norma ABNT NBR 12712 e da Comissão CE 09: 302-01. Membro do Comitê Nacional CE-18:600.25, onde participou na criação da norma ABNT NBR 16584/2017. Atua desde 1997 nas áreas de infraestrutura e transporte, nas fases de projeto, construção e supervisão de obras, bem como em atividades de pesquisa e ensino. Também é palestrante, presente nos mais relevantes eventos e cursos na área de Infraestrutura, Mobilidade, Transporte e Cidades Inteligentes na América Latina, Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia, demonstrando reconhecimento internacional por seu trabalho, incluindo um acordo internacional para o desenvolvimento de suas pesquisas com um dos mais renomados institutos de infraestrutura da Europa. Sua pesquisa tem foco inovador, e incorpora elementos integrados de gestão de infraestruturas subterrâneas, planejamento urbano e sustentabilidade, criando uma proposta para uma Nova Geração de Infraestrutura e Mobilidade Sustentável para Cidades Inteligentes, gerando inúmeros benefícios para governo, concessionárias, investidores, e principalmente para a população, trazendo grandes reduções nos custos de construção, operação e manutenção, além de forte impacto ambiental, com um sistema de infraestrutura resiliente, preparado para ações climáticas severas, e com o conceito de “Resíduos Zero”, utilizando resíduos urbanos como matéria-prima e não gerando resíduos durante sua vida útil. |
PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS
Título do projeto: Desenvolvimento de diretrizes para integração de sistemas de redes de infraestrutura com base na norma ISO 37155-1: 2020.
Supervisor: Prof. Dr. Arlindo Philippi Júnior
Período: 03/2022 à 03/2024
Nos processos atuais de urbanização, o projeto urbano e a implantação de sua infraestrutura são executados de forma descoordenada e isolada, congestionando o espaço subterrâneo, afetando em perda de qualidade, segurança e aumento nos custos de construção e operação.
Para uma efetiva implementação de políticas integradas que contribuam para o crescimento sustentável das cidades, é essencial coordenar a ocupação do solo, por meio do seu desenho urbano e da implementação de sua infraestrutura com uma visão holística de todos os sistemas.
Este desenvolvimento sustentável, baseado nos pilares econômico, ambiental e social, aliado a questões de resiliência e de mudanças climáticas, forma a base para as chamadas “Cidades Inteligentes”. Assim, as cidades de hoje devem ser pensadas de forma a garantir sustentabilidade e repensar a infraestrutura para entender todo o seu ciclo de vida, que é fundamental para as questões ambientais, econômicas e de qualidade de vida de toda a população, utilizando principalmente os conceitos de normas internacionais.
A norma ISO 37155-1: 2020, aborda a importância de uma visão integrada e holística de todas as infraestruturas das cidades, todos os diversos agentes envolvidos e o ciclo de vida completo, que vai desde a concepção dos projetos até seu descomissionamento, apresentando uma estrutura guia conceitual para sua implementação.
O objetivo do presente projeto de pesquisa é ampliar a discussão sobre o tema de gestão integrada de infraestrutura e suas políticas públicas, bem como desenvolver um modelo técnico financeiro, com base nos requisitos apresentados na ISO 37155-1: 2020, onde espera-se a criação de um manual que dê suporte a implementação desta norma de maneira plena, com foco no planejamento estratégico e nas ações integradas entre os diversos entes, composto principalmente por governo, órgãos reguladores e de controle, concessionárias e incorporadores. com base principalmente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Palavras-chaves: Infraestrutura, planejamento urbano, redes enterradas, cidades inteligentes, ODS.
INTERFACES COM AS ODS:
LINKS DE INTERESSE
https://portal.crea-sc.org.br/cidades-e-comunidades-inteligentes-e-sustentaveis/
https://www.youtube.com/user/apengenharia2009
http://infracities.com/sapiens-parque/
https://ndmais.com.br/noticias/lixo-pode-ser-solucao-de-geracao-de-energia/
http://www.fapesc.sc.gov.br/projeto-infravias-tem-destaque-internacional/
http://www.fapesc.sc.gov.br/empresa-criada-com-apoio-da-fapesc-participa-de-eventos-na-europa/
https://portal.crea-sc.org.br/102975-2/
Evento: