Ariane Baffa Lourenço
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo obtido no Programa Ensino de Ciências Área de Concentração: Ensino de Física e doutorado em Educação pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha pela Facultad de Formación de Professorado. Realizou o pós-doutorado em Educação no Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo com estágio na Universität des Saarlandes- Alemanha, no Department of Educational Technology. Atuou como docente da Universidade Federal da Grande Dourados de 2015-2017. Participou de projetos de cooperação científica bilaterais com Cuba, Colômbia, Uruguai, Alemanha e Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, mapas conceituais, ensino de ciências e divulgação científica. Atualmente é pós-doutoranda no Centro de Síntese USP Cidades Globais, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. |
PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS Título do Projeto: Implementação e análise de ações educativas no contexto do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Supervisor: Prof. Dr. Tadeu Fabrício Malheiros. Período: 06/2021 a 06/2022 A realidade em que a sociedade se encontra, com elevados níveis de desmatamento, poluição, mudanças do clima e desigualdade social, requer que diferentes setores da sociedade reflitam e atuem em seu combate. Um desses movimentos é a Agenda 2030 criada pela Organização das Nações Unidas em que apresenta Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e metas direcionadas a promover, até 2030, o desenvolvimento sustentável no planeta. Diante tal demanda, urge que a Educação seja abarcada e que os diferentes sujeitos nela envolvidos sejam preparados para tal fim, dentre os quais destaca-se os professores da Educação Básica (EB). Tal processo pode e deve ocorrer em cursos de formação continuada como os mestrados profissionais. É neste contexto que este projeto se insere no sentido de investigar e implementar ações educativas desenvolvidas no bojo do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). Com este propósito um conjunto de ações educativas, pautadas em referencias teóricos da área da Educação, serão desenvolvidas na intenção de atender aos seguintes objetivos: a) Contribuir com a formação dos discentes da Rede PROFCIAMB na perspectiva de sua atuação como pesquisador no tema água, bem como de tutores em cursos ofertados pelo PROFCIAMB e seus parceiros; b) Contribuir cientificamente na proposição de disciplinas eletivas no contexto dos itinerários formativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na avaliação destes arranjos inovadores da Rede PROFCIAMB; c) Investigar, a partir de referenciais teóricos da área da educação a efetividades das ações desenvolvidas no contexto do PROFCIAMB, bem como das empreendidas na parceria PROFCIAMB-ANA. Pretende-se assim, com o desenvolvimento deste projeto contribuir com elementos pedagógicos no que tange a formação de professores no tema água e de alunos da EB. Palavras-chave: Água, Formação continuada de professores, Educação ambiental. INTERFACES COM AS ODS: |
ariane.lourenco@usp.br
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