Christian Dunker
Christian Ingo Lenz Dunker é Psicanalista, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2014) junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Obteve o título de Livre Docente em Psicologia Clínica (2006) após realizar seu Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University (2003). Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado em Psicologia Experimental (1991) e doutorado em Psicologia Experimental (1996) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Analista Membro de Escola (A.M.E.) do Fórum do Campo Lacaniano. Tem experiência na área clínica com ênfase em Psicanálise (Freud e Lacan), atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura e epistemologia da prática clínica, teoria da constituição do sujeito, metapsicologia, filosofia da psicanálise e ciências da linguagem. Coordena, ao lado de Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr., o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Em 2012 ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise com a obra “Estrutura e Constituição da Clinica Psicanalítica” (Annablume, 2010). Publicou “O Cálculo Neurótico do Gozo” (Escuta, 2002), “A Psicose na Criança” (Zagodoni, 2014), “Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma” (Boitempo, 2015) e “Por quê Lacan? (Zagodoni, 2016). Psicanálise – Freud & LacanAtualmente pesquiso a estrutura e fenomenologia da experiência psicanalítica considerando as condições de possibilidade para sua formalização e transmissibilidade em três âmbitos: suas exigências epistemológicas, suas premissas éticas e a sua implantação social em diferentes terrenos culturais. Parto da hipótese de que a tensão entre concepção de sujeito e a teorização sobre as formas de discurso constituem um centro organizador da práxis psicanalítica. Interessam privilegiadamente temas como a causalidade e a negatividade na concepção etiológica da psicanálise; a concepção de ato e interpretação; as condições narrativas e discursivas de apreensão do sofrimento psíquico, bem como o estatuto da diagnóstica psicanalítica. |
- Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica - A Educação do Futuro entre o Real, o Simbólico e o Imaginário (3º Simpósio), 19 de outubro de 2023
- A Paixão da Ignorância (Colóquio), 15 de março de 2023
- Diagramas de Alteridade, 26 de setembro de 2019
- Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica, 01 a 03 de outubro de 2018