|
Christian-Werner Paul Walter Lehmann nasceu em Rittmarshausen, no distrito de Göttingen. Depois de frequentar a escola, estudou linguística geral e comparada e filologia clássica nas universidades de Göttingen e Colônia de 1967 a 1972 . Depois de concluir seu mestrado em 1972 e um doutorado logo depois com uma tese sobre cláusulas condicionais latinas com Hansjakob Seiler em Colônia, ele trabalhou em um projeto DFG de 1973 a 1981 e ocupou uma cátedra (parcialmente ao mesmo tempo) em de 1975 a 1977 Lingüística na Universidade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre no Brasil . Lehmann se habilitou na Universidade de Colônia em 1980 com o estudo tipológico sobre a cláusula relativa, publicado em 1984 sob o título The Relative Clause. Foi publicado tipologia de suas estruturas - teoria de suas funções - compêndio de sua gramática .
Depois de Lehmann ter sido bolsista Heisenberg de 1981 a 1984 , ele foi nomeado professor de linguística na Universidade de Bielefeld em 1984 . Apesar de outra ligação para Kiel, que recusou, Lehmann permaneceu lá até 1999, quando aceitou uma nomeação na Universidade de Erfurt como professor de linguística geral e comparada .
Por ocasião do seu 60º aniversário, em 8 de novembro de 2008, foi publicada uma publicação comemorativa intitulada Estudos sobre gramaticalização . Em 2009, com um ligeiro atraso, seguiu-se outra publicação comemorativa intitulada Forma e Função na Pesquisa da Linguagem, na qual a contribuição de Christian Lehmann para o campo da linguística foi reconhecida da seguinte forma:
Christian Lehmann é um dos principais linguistas do nosso tempo e teve enorme influência em muitas áreas da investigação linguística, em particular na tipologia linguística e na teoria da linguagem. Suas ideias sobre categorias e relações sintáticas, concordância, orações relativas, ligação oracional, tipologia lexical, classes de predicados, aposições, posse, papéis semânticos e muitas outras questões deixam seus rastros nos dezenove artigos deste volume.
|